ÚLTIMAS
RED Trio em dose dupla: na tela do IndieLisboa e ao vivo
· 22 Abr 2015 · 17:12 ·
© Vera Marmelo

No âmbito da celebração do seu 10º aniversário, o festival IndieLisboa encomendou o filme Aqui, em Lisboa, projecto que reúne quatro realizadores: Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier. O filme de Denis Côté conta com música do RED Trio e o trio improvisador vai actuar ao vivo na "after-party" do filme, no dia 24 de Abril no Primeiro Andar. Falámos com Hernâni Faustino, o baixista/contrabaixista do RED Trio, que abordou a experiência de musicar o filme e antecipou o concerto.

Como surgiu o convite para o RED Trio musicar o filme do Denis Cotê?

Conhecemos o Denis no final de um concerto que demos no Porto em 2013. Ele veio falar connosco, apresentou-se e disse-nos que tinha gostado muito da nossa música e da energia do concerto e que muito provavelmente nos iria contactar para uma colaboração no futuro. E assim aconteceu!

Como fizeram a música? Viram algumas imagens do filme, o realizador deu algumas indicações?

Foi muito interessante a forma como trabalhamos! Nós apenas sabíamos um pouco da história do filme, mas tivemos total liberdade da parte do Denis para tocar a nossa música enquanto ele e a equipa iam filmando o nosso soundcheck e concerto. Não vimos nenhumas imagens e tivemos algumas indicações que tinham que ver mais com o aspecto dos planos a filmar enquanto tocávamos. Estou muito curioso para ver o filme! O Denis tem sempre um cuidado muito especial com a forma como utiliza o som e a imagem nos seus filmes.

Como correu a experiência? Será uma uma experiência a repetir para o RED Trio?

A experiência foi fantástica! No passado já tínhamos feito música para os filmes dos irmãos Lumière a convite do Festival de Cinema de Foz Côa e foi um desafio bastante gratificante. A nossa música tem tido sempre características visuais e penso que esta colaboração com o Denis veio ainda alargar e enriquecer o trio para as possibilidade de fazer música para filmes. Gostaríamos muito de repetir.

O RED Trio vai tocar ao vivo, no âmbito do festival, na "after-party" do filme Aqui, em Lisboa. O que podemos esperar deste concerto?

Vamos mostrar a continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver no formato eléctrico, que implica maior volume e o poder explosivo da electricidade e dos efeitos electrónicos que criam diferentes dimensões e detalhes sonoros à nossa música. Esperamos que o público se divirta tanto como nós.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros