ÚLTIMAS
Gang Gang Dance e Wu-Tang Clan: colaboração à vista
· 04 Nov 2008 · 16:31 ·
Bem, não é mesmo o Wu-Tang Clan todo, que, na tensão pós-8 Diagrams, pode ser que nunca mais se venha a reunir (mesmo dando o desconto da morte de Ol' Dirty Bastard). Segundo a Spin Magazine, GZA, um dos MCs do Clan, não pára de ligar aos Gang Gang Dance para colaborar. Num mundo em que a malta fri consome cada vez mais rap, são poucos os bons cruzamentos recentes entre as duas realidades. Aliás, contam-se pelos dedos, já que muitas vezes o gosto musical dos rappers e produtores em termos de rock recai sempre sobre escolhas dúbias (relembre-se o disco de Jay-Z com os Linkin Park, cujo MC, Mike Shiinoda, já colaborou com demasiada gente do hip-hop para sair impune).

Houve aquela vez em que Timbaland, ao passar por uma discoteca de Nova Iorque, ouviu "Cone Toaster" dos Black Dice e adorou (e muitos pontos para a discoteca: passar Black Dice é nível), o sample de "Sing Swan Song" dos Can em "Drunk and Hot Girls" de Graduation, a remistura de "Leyendecker" dos Battles com Joell Ortiz (um clássico subvalorizado, e é só do ano passado) e "Princes", a sublime faixa de St. Dymphna, o último álbum de Gang Gang Dance, com o MC de grime Tinchy Stryder. Até em Portugal, Norberto Lobo, o guitarrista que cruza Fahey e Paredes, toca com o MC Chullage. No seguimento disso que GZA (que actuou no ano passado no festival da Pitchfork, um dos nomes-chave para a junção destes dois mundos) vê ali ouro bom para lançar umas rimas por cima.

Há outros factores a ter em conta: historicamente, não é assim tão estranho um cruzamento entre dois mundos. Pode argumentar-se que os Gang Gang Dance fazem música de dança de vanguarda. Nos anos 80, os nova-iorquinos Liquid Liquid faziam música de dança de vanguarda e foi por isso que "Cavern", uma das suas faixas, foi samplada (ilegalmente, e nem bem samplada, foi tocada outra vez, nunca creditando o original) na faixa "White Lines (Don't do It)", creditada a Grandmaster Flash & The Furious Five. Os punks elécticos dos Clash punham, aliás, o Grandmaster Flash, entre outros, a abrir para eles quando iam a Nova Iorque (uma muito má ideia: os fãs deles eram racistas e conservadores e apupavam-no). E RZA, a cabeça do Wu-Tang Clan e primo de GZA, já samplou "Venus in Furs" dos Velvet Underground numa faixa. Os resultados não foram os melhores. Será que desta vez vai resultar?

Parceiros