ÚLTIMAS
Música de Rodrigo Amado celebrada na Trem Azul
· 09 Dez 2013 · 13:01 ·
© Vera Marmelo

Durante três noites a música de Rodrigo Amado será alvo de celebração na Trem Azul, agora "Record Shop Bar". Nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro o saxofonista Rodrigo Amado apresenta-se ao vivo, com três formações distintas. Na quinta-feira, dia 12, actua um trio inédito, que junta Amado com dois bateristas, Gabriel Ferrandini e Afonso Simões. Na noite de sexta, dia 13, actua o Wire Quartet, que junta o saxofonista com Manuel Mota (guitarra), Hernani Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria) - este concerto funcionará como antevisão ao disco de estreia do quarteto, já misturado e masterizado. O ciclo fecha no sábado, dia 14, com a actuação do seu grupo mais marcante, o Motion Trio (de Amado, Miguel Mira no violoncelo e Ferrandini na bateria) com um convidado de peso: Sei Miguel.

O saxofonista explica o motivo da celebração: "2013 foi um ano intenso, de grande transformação e evolução. Apesar das dificuldades ditadas pela crise, a música e os inúmeros projectos em que nos encontramos envolvidos não param de crescer. Foi o ano do encontro com o extraordinário trompetista Peter Evans – um encontro que transformou profundamente a música do Motion Trio e a nossa própria abordagem à improvisação, e o de reencontro com o trombonista Steve Swell, uma das minhas grandes influências e um dos maiores improvisadores da actualidade. Foi também um ano de expansão para as rotas Europeias do jazz, num esforço de conquistar um circuito que nos permita continuar a fazer regularmente aquilo que nos é absolutamente essencial – tocar ao vivo. Muitas das coisas importantes que aconteceram este ano vão dar resultados em 2014 – para Março estão confirmadas 2 novos discos de Motion Trio (com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini), ambos com Peter Evans como convidado, editados em simultâneo pelo label NoBusiness – uma gravação de estúdio com edição em CD e uma outra, gravada ao vivo no Teatro Maria Matos, com edição limitada em LP. Confirmada também está a edição do primeiro registo do Wire Quartet (com Manuel Mota, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini) na label nacional Clean Feed. Com muitas outras novidades por confirmar (há ainda o quarteto com Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano, Motion Trio com Steve Swell e Rodrigo Pinheiro, e o registo de estreia de Hurricane, com DJ Ride e Ferrandini), 2014 promete ser um enorme desafio à nossa capacidade de conquista e resistência."

Rodrigo Amado conclui: "Por tudo isso, celebramos a nossa música ao longo de três noites consecutivas no renovado espaço da Trem Azul – que é agora também um bar, com programação regular de concertos. De 12 a 14 de Dezembro, três noites com três projectos diferentes – duas das minhas “working bands” – Wire Quartet e Motion Trio (aqui com o convidado super especial Sei Miguel) – e uma formação inédita para saxofone e duas baterias." Três noites em Dezembro, três noites imperdíveis.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros