ÚLTIMAS
talkfest, o fórum real sobre os festivais
· 26 Abr 2012 · 12:38 ·
Entre os dias 7 e 10 de Maio vai decorrer em Lisboa a primeira edição do talkfest, o fórum temático, ao vivo e a cores, dedicado única e exclusivamente ao futuro dos festivais de música em Portugal. A iniciativa contará com várias actividades ao longo dos quatro dias como exposições, sessões de debate, conferências e, claro, concertos. Entre os oradores podemos encontrar Ãlvaro Covões, LuÃs Montez, Miguel Cadete ou ainda Fernando Alvim. Fomos falar com os principais responsáveis pelo projecto para melhor compreender o conceito e os objectivos, e tentar desvendar algumas surpresas.
Esta é a primeira edição do talkfest. Expliquem, para quem ainda não conhece, o conceito.
Pedro Quinteiro: O grande objetivo, ou a missão, do talkfest é promover o debate e reflexão sobre os diferentes festivais de música no nosso paÃs e daqui extrair linhas orientadoras que guiem a forma de fazer e pensar os festivais a nÃvel nacional.
Joana Gonçalves: O conceito talkfest reside na partilha de ideias e criação de sinergias entre todos os stakeholders da indústria dos festivais de música em Portugal.
Ricardo Bramão: Este ano, o tema central é o futuro dos festivais de música no nosso paÃs. Para o ano, também já temos algumas ideias e temáticas pensadas… O talkfest também é evolução!
De onde e de quem surge essa ideia de criar este fórum ao vivo e a cores sobre os festivais de música em Portugal?
Joana: O talkfest nasceu de uma série de conversas, algumas mais sérias que outras, e da vontade de dar um contributo positivo ao universo dos festivais de música em Portugal.
Pedro: O Ricardo deu o mote, o primeiro acorde, e nós gostámos tanto que aceitámos juntar-nos a ele e embarcar no projeto.
Ricardo: De referir que a confiança entre nós os três é grande, uma vez que foi adquirida desde os tempos universitários e que nos permite organizar este evento, estando os três à distância fruto de outros projectos profissionais.
Quais vão ser os principais objectos de discussão?
Pedro: Esta questão não tem uma resposta simples! O tema central será, sem dúvida, o futuro dos festivais de música no nosso paÃs. Ou seja, as discussões serão orientadas no sentido de se partir das experiências tidas até à data para a definição daquelas que serão as principais linhas orientadoras da evolução dos festivais de música. No dia 9 (conferência aberta ao público em geral - limitada ao número de lugares existentes), a discussão será em torno das razões que têm conduzido ao sucesso dos festivais de música em Portugal e qual o papel das bandas Portuguesas nestes eventos.
Joana: Já no dia 10 (conferência com entrada por convite, (apenas) para profissionais do sector), a “seriedade†e o “detalhe†das temáticas aumenta em virtude da tipologia escolhida e criada pelos oradores presentes. O primeiro painel inicia-se com uma discussão acerca das questões relacionadas com a segurança nos festivais de música. Daqui, desenrolam-se temas tão variados como o papel das marcas no naming dos festivais ou o impacto dos festivais no desenvolvimento das economias locais e nacionais. E claro, como não poderia deixar de ser a conferência terminará com chave de ouro com um painel dedicado à discussão do futuro dos festivais em Portugal.
A quem se dirigem as sessões de debate?
Ricardo: A todos os que de maneira mais ou menos ativa fazem dos festivais de música um modo de vida. Claro está que isto é muito abrangente. Por exemplo, ao criarmos um dia de conferência aberto ao grande público (dia 9), procuramos atingir não só os profissionais do sector (i.e. promotoras, sponsors, media, músicos/artistas, editoras, agentes), mas principalmente os jovens festivaleiros. Já no dia 10, (o caso muda de figura e) o foco principal vai para quem tem nos festivais de música uma parte substancial do seu negócio. Ou seja, a conferência do dia 10 será principalmente orientada para os profissionais do setor, com o intuito de promover sinergias e de oferecer a estes intervenientes um espaço de discussão exclusivamente sério dedicado aos festivais.
Joana: Conseguimos nesta primeira edição a presença de um painel fortÃssimo de oradores, com moderadores que terão um papel de equilÃbrio na sua participação e consequente interacção com o público.
Com que convidados podemos contar?
Ricardo: Nesta primeira edição do talkfest temos o prazer de ter na nossa lista de oradores algumas das figuras mais relevantes do universo festivaleiro a nÃvel nacional. Ao longo dos dois dias de debates, passarão pelo auditório principal do ISEG os representantes de marcas e promotoras tão conhecidas como Ãlvaro Covões (Everything is New), LuÃs Montez (Música no Coração), Miguel Cadete (Expresso e revista BLITZ) ou Mafalda Torgal Ferreira (TMN). Na nossa lista de oradores, contamos ainda com a presença de figuras como Fernando Alvim (Antena 3), LetÃcia Pinheiro (Mega Hits) e Andreia Criner (Brands Go Live).
Haverá concertos? Alguma surpresa reservada?
Joana: Sim, temos vários concertos e surpresas agendadas. Os finais de tarde serão transferidos para o pátio do ISEG - no dia 9 contamos com os Cavaliers of Fun e Dj Del Toro. Já no dia 10, Melo D (com a banda Boa Vibe) e Dj Nesto G (no dia 10). Teremos ainda apresentações do evento nas Fnac’s (dia 2 de maio – V. Gama e dia 3 de maio – Colombo), idas a programas de TV e rádio, assim como uma festa de encerramento no Hard Rock Café. Temos ainda várias surpresas pensadas e preparadas e, por essa mesma razão, esperamos por todos no talkfest’12 para se deixarem surpreender!
Já têm planos para o futuro?
Ricardo: Pretendemos que o talkfest, como fórum de discussão credÃvel, ganhe o seu espaço anual e evolua e melhore de ano para ano. Já estamos a trabalhar no talkfest’13 que terá lugar em Fevereiro (em virtude de uma agenda mais favorável dos intervenientes e para ser criado um maior hiato temporal entre o que é discutido e a época da maioria dos festivais), temos novas ideias para diferentes temáticas a abordar, vamos trazer um key speaker internacional que aporte valor com o que de melhor se faz lá fora, queremos aumentar a dimensão do evento e internacionalizá-lo. O talkfest’12 é apenas o princÃpio!
Quais os principais objectivos a alcançar?
Pedro: O grande objetivo, ou a missão, do talkfest é promover o debate e reflexão sobre os festivais de música no nosso paÃs e daqui extrair linhas orientadoras que guiem a forma de fazer e pensar os festivais a nÃvel nacional.
O talkfest é aberto ao público em geral?
Joana: Como já referimos o dia 9 é aberto ao público em geral e o dia 10 é fechado para profissionais do setor, sujeito a convite.
alexandrajoaomartins@gmail.com