ÚLTIMAS
Canal 180 o dia todo; parece um sonho mas é verdade
· 25 Out 2011 · 22:25 ·


O Canal 180, um canal colaborativo feito a partir do Porto, comemora neste dia 25 de Outubro 6 meses no ar e como prenda decidiu alargar hoje mesmo o horário de emissão (vão lá ver nos próximos dias, confirmem). Após deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (vão lá colocar uma velinha à porta das instalações da ERC), o canal passa a transmitir diariamente das 08h às 02h. Em comunicado, o canal avisa ainda que durante o mês de Novembro está prevista a continuação do desenvolvimento das várias plataformas em que o canal está disponível. Para saber mais acerca dos primeiros seis meses do canal, nas sobretudo do futuro, fomos falar com João Vasconcelos, o director do 180.

Que balanço se pode fazer da actividade do Canal180 neste momento?

Acho que é cedo para balanço. Estamos num processo de afirmação do projecto a nível nacional, junto do público e das principais instituições e entidades ligadas a projectos culturais. Nesse sentido estamos muito satisfeitos por todos os meses sentirmos que demos mais um passo em frente: Estabilizamos uma operação de televisão, formamos uma equipa, produzimos um magazine cultural diário, iniciamos colaborações com artistas como Mike Mills ou Legendary Tigerman, estreamos muitos conteúdos inéditos na televisão em Portugal e trabalhámos com realizadores excepcionais como o Nuno Rocha ou Joaquin Mora (Chile). Em apenas seis meses criamos uma base, uma identidade e uma linguagem, que as pessoas distinguem e reconhecem valor e qualidade. Gostávamos de ter meios para fazer mais coisas, mais rápido, mas sentimos que nos próximos 6 meses podemos dar um salto interessante.

Este aumento do horário corresponde a uma maior procura do público e a um aumentos dos conteúdos para transmitir no canal? O Canal180 passará a transmitir em que horário?

O 180 vai passar a emitir das 08h às 02h. O objectivo principal é aumentar o conforto e oportunidade do público ver os nossos conteúdos seleccionados para televisão. Vamos ter a agenda cultural MAG180 a todas as horas certas, o que permite reforçar o número diário de notícias, e vamos dar maior rotação a alguns dos minidocs, curtas e filmes de animação durante o dia. Tivemos de olear bem o processo de alinhamento de programação e produção/edição de conteúdos para fazermos isto com segurança, mas achamos que é um passo importante.

Qual é a linha editorial do canal no que respeita à música? A música parece ter-se tornado numa fatia muito grande da programação do canal…

A música é uma parte importante do canal, como é uma parte importante das nossas vidas. Um Designer que se juntou há poucas semanas à nossa equipa, durante a entrevista apresentou como mais-valia o facto de ter estudado música no conservatório, ou seja tem melhor noção de tempo. Convenceu-nos. Talvez seja uma forma de expressão artística que complementa e contamina tudo o resto, mas por definição a essência da nossa linha editorial são as artes visuais.

Que novidades existirão no canal nos próximos tempos, nomeadamente na área da música?

Queremos claramente desenvolver o 180 Música como espaço de descoberta de novas músicas. Já fazemos uma selecção criteriosa dos videoclips que passamos, mas queremos acrescentar mais conteúdos complementares sobre a música. Entrevistas, minidocs, showcases, são formatos particularmente interessantes para televisão, que ajudam o público mais alargado a conhecer melhor a sonoridade, personalidade e estética das bandas. Este é um trabalho de base que temos de fazer, mas de acordo com o espírito do canal, as verdadeiras novidades devem surgir de parcerias. O Bodyspace é um, o primeiro, desses casos especiais de colaboração, com um programa próprio a estrear muito brevemente no 180. Nesse formato de parceria vamos também estrear um programa de arquitectura muito original com os Like Architects. Estamos a trabalhar em alguns novos formatos/programas180 e até final do ano vamos ter mais novidades interessantes sobre estreias de conteúdos de produção própria.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros