ÚLTIMAS
Soopa celebram 10 anos com livro/DVD recomendável
· 07 Abr 2011 · 08:34 ·


Parte significativa do percurso, iconografia e cosmologia da editora e colectivo SOOPA na última década estão de agora em diante arquivados num livro/DVD. São mais de 200 páginas e 1 hora de documentário onde são expostas “origens, ideologias, referências, totems, derivas, eventos e rituais, mapeando-se uma rede colaborativa transnacional orientada em torno do eixo de Jonathan Saldanha e Filipe Silva, e que inclui uma miríade de participantes das mais diversas proveniências estéticas e geográficasâ€.

A apresentação decorre no Maus Hábitos, Porto, hoje mesmo, dia 7 de Abril, a partir das 21H30, numa festiva noite que se iniciará com a projecção do documentário, seguida por concertos de: HHY & The Macumbas, F.R.I.C.S./Fanfarra Recreativa Improvisada Colher de Sopa d e Most People Have Been Trained To Be Bored. A juntar-se a estes nomes, um convidado especial: o americano Arrignton de Dionyso, cuja estirpe xamânica de improvisação se estreou no Porto por via de um evento SOOPA, em 2007. A encerrar a noite, Pedro Santos e uma das suas colagens celebratórias de beats, funk e psicadelismo.

Fomos falar com o colectivo Soopa. E fizemos duas perguntas a Filipe Silva.

Como é que têm sido estes 10 anos de Soopa?

Têm sido uns 10 anos bem preenchidos, trabalhando continuamente num contexto de criação e edição fortemente colaborativo, cruzando caminhos com figuras supostamente tão afastadas como o José Cid e o Kenneth Anger, numa abordagem transversal que já nos fez, com poucos dias de intervalo, tocar com o mesmo projecto no Museu de Serralves e num squat anarquista em Setúbal. Apesar de, exteriormente, a SOOPA surgir como multifacetada, com inúmeros projectos, inúmeros colaboradores, extravasando a dimensão estritamente musical para os campos do intermédia, do pensamento e da iconografia, o nosso trabalho assenta num princípio-base que tem sido clarificado e reforçado ao longo desta década de actividade: a ideia do som como veículo de alteração da percepção e de manipulação da realidade, e uma reflexão sobre a concretização dessa ideia nas mais variadas formas de música, desde as mais arcaicas às mais contemporâneas.

O que é que nos podes contar acerca do lançamento do livro/dvd?

O lançamento vai contar com a projecção do documentário, complementada com concertos de projectos que estão integrados na SOOPA, tendo já todos inclusivamente edições com o nosso selo: Most People Have Been Trained To Be Bored, HHY & The Macumbas e F.R.I.C.S. Teremos ainda um convidado especial na pessoa de Arrington de Dionyso, improvisador xamanístico dos Estados Unidos, que está também ligado à SOOPA por ter actuado no Porto em 2007, num evento por nós organizado. A concluir, o Pedro Santos vai levar a noite ao patamar seguinte de celebração com um live-act de colagem funk/psych/beat.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros