ÚLTIMAS
Black friday
· 01 Abr 2011 · 11:56 ·


Aparecida no mesmo contínuo teen-pop-larger-than-life popularizado por nomes como a Willow Smith ou o Justin Bieber, Rebecca Black tem vindo a emergir como uma das vozes mais peculiares na glorificação das pequenas grandes glórias e desgraças da adolescência. Peça fulcral para a compreensão da pop neste ano de 2011, "Friday" é um objecto fascinante na sua capacidade, aparentemente inócua, de fazer de uma simples sexta-feira o melhor momento de sempre durante menos de 4 minutos. Como o foram muitas sextas das nossas vidas. Recorrendo a uma produção simples mas eficaz de Clarence Jay e Patrice Wilson, "Friday" transforma a cadência twee num refrão irresistível de propulsão quase rock, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Mas é a voz de Black que faz toda a diferença no actual panorama pop. Tão alienígena quanto fascinante, no modo como consegue fazer convergir inadvertidamente sob uma manta de auto-tune, todo o encanto subliminar do tema. Acabando por chegar naquele jeito blasé ao ponto de ressonância comum numa adolescência onde os pequenos gestos são um mundo de possibilidades. Um daydreaming essencial traduzido numa persona singular que faz do seu não-carisma um statement em si mesmo. Capaz de tornar linhas como "Tomorrow is Saturday / And Sunday comes afterwards / I don't want this weekend to end" em momentos de memorável luminosidade. Ou como glorificar o quotidiano sob a forma de uma canção. Notável.

Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com

Parceiros