ÚLTIMAS
Cacique 97 apanham chapa
· 18 Mar 2011 · 19:16 ·


São inquestionavelmente um valor seguro da nova música portuguesa. Apresentaram-se ao mundo em 2009 com um disco de estreia homónimo que não passou despercebido. Transpirava África por todos os poros; de todo aquele suor afro-beat luso escorria uma festividade que ao vivo ganhou uma dimensão enorme. Tocaram e tocaram, um pouco todo o lado, sem se cansarem. Em festivais de world-music tocaram no mesmo palco onde, em cartaz, constavam nomes como Salif Keita, Ladysmith Black Mambazo e Mayra Andrade.

Ao longo dos vários espectáculos, o repertório não se ficou apenas pelo alinhamento do disco de estreia, algumas novidades foram subindo a palco para apalpar o pulso ao público, entre eles "Chapa 97", tema que ganha neste mês de março de 2011 uma vigorosa versão de estúdio. É esse mesmo que ficamos agora a conhecer, com outros ouvidos, no EP acabadinho de editar (e que está disponível para download gratuito aquiaqui): Chapa 97. Num belíssimo alinhamento com dois originais a abrir ("Chapa 97" e "American Cop") e onde se seguem, para nosso gáudio, quatro registos live. Quatro temas que exemplificam bem o excelente dinamismo sonoro que este super-colectivo tem ao vivo.

Uma vez mais a tirar o chapéu a Milton Gulli e companhia, o Bodyspace deixa aqui o excelente "Chapa 97", uma clara referência a um meio de transporte muito singular em Moçambique (Toyotas Hiace de 12 lugares) que, depois da devida negociação com o motorista/ proprietário, se torna uma espécie de táxi comunitário que transporta a populaça de um ponto para o outro como se de um transporte público se tratasse. Mais um momento Cacique altamente recomendável. Oiçamos:

Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros