脷LTIMAS
Ap贸s o concerto no Lux, fomos saber o que os PAUS andam a tramar para as pr贸ximas vezes
路 21 Fev 2011 路 23:18 路
Os PAUS encerraram na 煤ltima Quinta-Feira o ciclo de concertos 鈥淪贸 Desta Vez鈥, em que partilharam o palco com v谩rios special guests que os ajudaram a criar um trio de noites irrepet铆veis. Minutos ap贸s a derradeira vez, fal谩mos com H茅lio Morais e Joaquim Albergaria no estacionamento do Lux. Encostados 脿 carrinha da banda e com vista para o Tejo, reviu-se o presente e projectou-se o futuro pr贸ximo da banda.


© Paulo Segad茫es

Foi o 煤ltimo 鈥淪贸 Desta Vez鈥. Chegados ao fim deste ciclo o que sentem? Fica um certo vazio?

H茅lio Morais: Acho que 茅 sentires que te propuseste a um projecto e o conseguiste realizar e te divertiste a realiz谩-lo e divertiste as pessoas tamb茅m. Mas, sim, h谩 bocado estava a olhar para as t-shirts e estava a pensar 芦茅 a ultima vez que vai haver t-shirts destas禄.

脡 uma sensa莽茫o de realiza莽茫o鈥

Joaquim Albergaria: Sim, misturado com um certo al铆vio, porque este projecto obrigava-te a quase refazeres a banda a cada data. De repente metes um m煤sico novo e tens que refazer as m煤sicas todas.

Hoje tocaram com o Chris Common e os Toc谩ndar. Como 茅 que foi tocar com um baterista que 茅 uma refer锚ncia para voc锚s e que, 30 minutos depois do concerto terminar, continuava a transpirar?

H茅lio Morais: Eu fartei-me de ouvir discos de These Arms Are Snakes, portanto at茅 茅 esquisito; parece que j谩 adivinhava quais eram os breaks que ele ia fazer a seguir. Tem uma pitada de estranheza mas depois habituas-te, deixa de ser o gajo que tu ouvias e passa a ser o amigo que est谩 no est煤dio contigo.

Joaquim Albergaria: a melhor compara莽茫o para tocar com o Chris 茅 seres o 煤nico branco no chuveiro depois dum treino de basket da NBA. Tipo: vou fazer outra coisa鈥 se calhar, roadie, roadie dele!

Em rela莽茫o aos Toc谩ndar, como 茅 que vos surgiu a ideia de tocar com um projecto de percuss茫o tradicional portuguesa e como chegaram ao contacto com eles?

H茅lio Morais: No 鈥淪贸 Desta Vez鈥 quisemos abordar em cada uma das sess玫es as tr锚s vertentes mais fortes de PAUS. Primeiro as guitarras, a vertente mais rock e tamb茅m a harpa. Depois, na segunda, a parte mais electr贸nica com os djs; e a terceira teria que ser necessariamente pecuss茫o. O Chris, curiosamente, acabou por ser decidido depois dos Toc谩ndar. Na altura fizemos uma pesquisa de grupos como os Toc谩ndar, e eu julgo que foi o Tiago Pereira (cineasta) que os sugeriu ao Quim.

Este projecto 鈥淪贸 Desta Vez鈥 terminou, em termos de concertos. Os momentos irrepet铆veis v茫o-se perpetuar de alguma forma?

Joaquim Albergaria: Os tr锚s concertos e todos os ensaios para os concertos est茫o gravados em v铆deo, e os concertos est茫o gravados em 谩udio. Est谩 na calha a edi莽茫o dum document谩rio e h谩 ideia de lan莽armos isto em disco tamb茅m. Vamos ouvir com calma o que fizemos, se est谩 bom ou mau, e ver o que conseguimos fazer com aquilo. Mas 茅 para imortalizar, para ter ali um Polaroid para nos lembramos disto.

O ciclo 鈥淪贸 Desta Vez鈥 resultou muito bem. Ficaram com vontade de, no futuro, voltarem a fazer uma nova experi锚ncia do g茅nero?

H茅lio Morais: Quando corre bem ficas sempre com vontade, mas se calhar faz mais sentido fechar aqui o ciclo. Agora 茅 PAUS. Terminar a grava莽茫o do 谩lbum鈥

Joaquim Albergaria: Temos um espect谩culo de teatro no CCB com o Andr茅 Teod贸sio, que vai come莽ar no dia 29 de Mar莽o.

H茅lio Morais: E temos dois concertos antes disso. No dia 18 de Mar莽o, em Viseu, e no dia 25 em Portalegre.

Existe data prevista para o lan莽amento do 谩lbum?

H茅lio e Quim: Depois do Ver茫o.
Hugo Rocha Pereira
hrochapereira@bodyspace.net

Parceiros