ÚLTIMAS
O finlandês voador aterra em Alcântara
· 20 Jan 2011 · 14:48 ·
O Space é uma nova referência nocturna em Lisboa, nos meandros de Alcântara, com uma agenda deveras apelativa: desde o inÃcio do ano já por lá passou Legowelt e, não tarda, seguem-se Jimi Tenor, Move D, Gonzales, entre diversos outros. Amanhã, 21 de Janeiro, apresenta-se o finlandês voador que, por mais que nos esforcemos, não conseguimos catalogar: do acid jazz à electrónica, do afrobeat ao ambiental, com pózinhos de trip-hop, noise, techno, funk psicadélico, há algum género que ele ainda não tenha explorado, em algum ponto da sua longa discografia, desde a estreia de culto com Sahkomies no longÃnquo ano de 1994, antes de assinar pela Warp e mudar-se para o clima bem mais afrodisÃaco de Barcelona?
Nos últimos tempos virou-se para as bases rÃtmicas do afrobeat em parcerias com Kabu Kabu e Tony Allen, conjugando tradição e sofisticação (partindo sempre da escola jazz que inspira todos os seus discos, mais ou menos experimentais) mas não sabemos o que esperar de uma noite que se imagina tão surpreendente e transcendental quanto a aura mitológica de Jimi Tenor, sucessor natural do trono alienÃgena e psicadélico de Sun Ra. Esperemos que esteja à altura do desafio e que não tenha vindo somente apanhar sol entre sessões de psicoterapia.
Gustavo SampaioNos últimos tempos virou-se para as bases rÃtmicas do afrobeat em parcerias com Kabu Kabu e Tony Allen, conjugando tradição e sofisticação (partindo sempre da escola jazz que inspira todos os seus discos, mais ou menos experimentais) mas não sabemos o que esperar de uma noite que se imagina tão surpreendente e transcendental quanto a aura mitológica de Jimi Tenor, sucessor natural do trono alienÃgena e psicadélico de Sun Ra. Esperemos que esteja à altura do desafio e que não tenha vindo somente apanhar sol entre sessões de psicoterapia.
gsampaio@hotmail.com