ÚLTIMAS
Margarida Garcia guia-nos por The Well
· 02 Nov 2010 · 20:14 ·


Margarida Garcia, figura irrequieta da música experimental nacional, é uma das responsáveis por um dos mais intensos discos deste ano: The Well encontra-a ao lado de Marcia Bassett (conhecida pelo desempenho nos Double Leopards e Hototogisu) numa descida quase dantesca pelos diferentes círculos de um som escuro e rarefeito, que funciona também como imponente mind fuck.

A partir de Nova Iorque, onde se encontra actualmente, Margarida Garcia começa por revelar os antecedentes da colaboração com Marcia Bassett em The Well: “Conheci a Marcia em 2003, e embora seguisse o trabalho dela, só em 2008 começámos a tocar juntas. A colaboração começou quando o Mattin nos convidou para tocar em quarteto com ele e com a Emma Hedditch numa série de concertos em Nova Iorque. Quando o Mattin e a Emma voltaram para a Europa, eu e a Marcia decidimos continuar a tocar juntas em duo. Quase ao mesmo tempo veio o convite do Manuel Mota para editar na Headlights”. E assim foi. Apesar das condições financeiras limitadas, a Headlights não deixou de honrar The Well com um tratamento luxuoso: o disco foi lançado há alguns meses, em vinil, numa edição limitada a duzentas cópias numeradas e com uma capa (uma foto de Tom Carter) serigrafada.

Apesar da desorientação que impõe, The Well parece orgânico e seguro na sua viagem por sensibilidades e referências várias (principalmente nas guitarras) das envolvidas. Margarida Garcia admite essa “viagem” por algumas paragens da memória referindo que “sim, sinto isso. Acho que o disco é uma continuação do que tenho feito até agora, não tentei fazer uma coisa diferente, nem falámos na música quando tocámos, surgiu tudo muito naturalmente e não houve concessões de qualquer uma das partes”.

Houve ainda tempo para perguntar a Margarida Garcia sobre colaborações presentes e futuras: “Nos últimos meses tenho estado a colaborar com o Loren Connors em duo. Os próximos concertos passam por um quarteto com o Alan Sondheim, Barry Weisblat e Helena Espvall, em Filadélfia, e outro com a Marcia Bassett, Barry e Aki Onda, no Issue Project Room, e uma colaboração com o Tom Cárter, onde vou mostrar alguns dos meus filmes com ele a tocar a solo. Na calha está um disco com o Mattin, Kevin Failure e Loy Fankbonner e uma colaboração no novo disco de Charalambides”.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros