ÚLTIMAS
Podcast-surpresa traz-nos o velho, o novo e o Velhinho com três inéditos dos Aquaparque
· 06 Set 2010 · 15:53 ·
É admirável esta iniciativa que leva a Mana Recordings a prometer material inédito de diferentes nomes num podcast de periodicidade variável. Para já, a auspiciosa estreia sucede-se com três inéditos dos Aquaparque, os “menassos†das canções no chaço, numa sequência de quinze minutos por demais úteis ao compasso de espera que deve separar o apaixonante álbum de estreia É isso aà do prometido número 2. O tal segundo disco foi gravado por André Abel e Pedro Magina, no anterior mês de Agosto em isolamento quase total (só eram avistados pelo homem da mercearia) numa casa em Santo Tirso.
“Venha quem vier†é uma sobra das sessões de É isso aà e, tal como outras canções nesse disco, anda à volta de um sample obscuro, que, neste caso, repesca uma guitarrada um bocado azeiteira. A letra passa a certa altura pelo verso escatológico “Vou cagar na tua mão†(bonito!), que complementa bem os pregões de desprezo e desespero frequentes em É isso aÃ. Logo depois, “Tomar conta de mim†funciona como primeiro adiantamento do próximo disco e surge aqui na versão que escutámos no Lux em Junho. Soa a Aquaparque no preciso momento em que alcançam o topo de toda a intensidade e angústia que andaram a escalar nestes últimos anos. É lindo.
Por fim, “O prometido é devido†marca a estreia dos Aquaparque no terreno das versões com uma apropriação livre do memorável tema co-escrito por Rui Veloso e Carlos Tê - esse que, durante o seu pico de popularidade FM, deve ter ajudado a fazer uns quantos bebés, com um refrão enganoso que muitos acreditavam ser sobre “o pai que ia comprar gásâ€. “O prometido é devido†confirma também o gosto de Pedro Magina pelas versões, depois de “Born Slippyâ€, grandioso hino raver dos Underworld, ter marcado presença nos concertos que tocou a solo com um teclado Casio e a alma situada em Nazca Lines, o belÃssimo EP de estreia em nome próprio.
migarsenio@yahoo.com