ÚLTIMAS
Bill Orcutt abre novos caminhos para a guitarra hoje e amanhã, no Porto e em Lisboa
· 09 Jul 2010 · 00:24 ·
Esqueçam tudo o que associavam à guitarra acústica. Nas mãos de Bill Orcutt, o instrumento é levado para territórios desconhecidos (as Guitar Excursions Into The Unknown de Fahey, mas de uma forma sua e não reverente a nenhum mestre). Territórios que bebem da bruteza rock dos Harry Pussy, instituição que influenciou meio mundo do rock underground contemporâneo nos quais Orcutt militou, dos blues mais partidos e anti-forma e da improvisação sem idioma de Bailey - é ouvir o espantoso A New Way To Pay Old Debts, lançado no ano passado. Gravou o disco num apartamento (ouvem-se os carros a passar) com meios de gravação rudimentares e uma guitarra dos tempos de infância, a que retirou duas cordas
Tudo isto para dizer que Orcutt actua hoje na Culturgest do Porto e amanhã no Museu do Chiado, em Lisboa. E que vale a pena parar as coisas miúdas do dia-a-dia e ir ouvi-lo.
Pedro RiosTudo isto para dizer que Orcutt actua hoje na Culturgest do Porto e amanhã no Museu do Chiado, em Lisboa. E que vale a pena parar as coisas miúdas do dia-a-dia e ir ouvi-lo.
pedrosantosrios@gmail.com