ÚLTIMAS
Vashti Bunyan e B Fachada distribuem diamantes pelo Lux em Maio
· 27 Abr 2010 · 11:27 ·
A tolerância de ponto, motivada pela visita do Papa, vem a calhar para quem possa querer assistir à estreia nacional de Vashti Bunyan, inestimável lenda folk, que promete encantar o Lux de Lisboa, no próximo dia 13 de Maio. A história de Vashti é sobejamente conhecida e pode ser resumida em algumas palavras: promissora songwriter grava um documento único de folk espairecida, Just Another Diamond Day, que o tempo e o culto trataram de determinar como clássico, depois de uma primeira recepção fria (e devastadora para a própria). Há até quem, com toda a legitimidade, afirme que adorava habitar nas músicas da madrinha espiritual de figuras como Devendra Banhart ou Joanna Newsom. De resto, as novidades referentes ao sucessor de Lookaftering (álbum de família afectiva revelado no regresso de 2005) circulam desde 2008, ainda que o mais recente activo de Vashti Bunyan seja apenas verificável em pontuais colaborações e algumas faixas cedidas a compilações. Há que reconhecer que a avançada idade da senhora já não permite a aventura de um disco-triplo (e trajes menores).

Como se a presença de Vasthi não bastasse para que o serão de 13 de Maio seja de diamante, a primeira parte contará com o colorido da bombazina vermelha e as canções de B Fachada. Sobre o próprio já muito foi dito, mas nunca é demais relembrar que se trata do autor de dezenas de canções que não param de crescer e o incansável pensador de uma lírica distinta cada vez mais presente nas palavras e intimidade dos rendidos. Se a promessa dos “dois discos por ano” não falhar em 2010, é bem provável que o Lux conheça também algumas novidades em primeira-mão. B Fachada não costuma fazer grande segredo do que tem em laboratório e tem sido um enorme privilégio assistir à estreia de canções antes da consagração em disco.

Fica a lembrança do magnifico EP, Prospect Hummer, em que Vashti Bunyan deu voz a alguns out-takes, de Sung Tongs, o disco maior dos Animal Collective:

Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros