ÚLTIMAS
Começa hoje o festival UM BEIJINHO PARA A MINHA MÃE e termina amanhã; pelo meio Dreams faz a sua estreia
· 15 Abr 2010 · 15:51 ·
A estreia da LOTTA LIPS, uma nova promotora que promete mais coisas boas para breve, dá-se hoje com o Festival UM BEIJINHO PARA A MINHA MÃE e vai até amanhã com seis propostas frescas da nova música portuguesa. O festival decorre no Passos Manuel, no Porto, e tem hoje um DJ Set com marca Bodyspace.net. Do cartaz fazem parte OCP, Dreams, Manuel Gião, Coelho Radioactivo, Cão da Morte e Peltzer. Um dos nossos destaques vai mesmo para a estreia de Dreams, com quem fomos falar na véspera do concerto no Passos Manuel.
E João Chaves disse-nos o seguinte: «tudo começa com um telefonema. O Francisco liga-me há uns tempos a perguntar se eu estou disponÃvel para dar um concerto no dia 15 de Abril. Obviamente que eu aceitei com o maior dos entusiasmos, primeiro porque alguém estava interessado na minha música e segundo porque iria dar o meu primeiro concerto (os DJ Sets não contam [risos]). A partir daà muita coisa começou a surgir. Uma das primeiras coisas que me veio à cabeça foi o facto de ir tocar sozinho e não ter uma "banda". Já era algo que eu andava a pensar há algum tempo, mas depois da confirmação do concerto ainda mais bateu na minha cabeça. Já andava com ideias de adicionar um baterista para os possÃveis live acts e fui então procurar um. Encontrei, e andámos em conversações e ensaios até hoje, mas a coisa não bateu muito certo porque o tempo foi pouco. Para minha tristeza o baterista teria que ficar para a próxima. Quase ao mesmo tempo um amigo meu guitarrista bateu à porta e mostrou-se interessado em colaborar comigo. Foi óptimo porque eu também andava à procura, mas neste caso já nem sequer pensei em levá-lo até ao concerto, era quase tarefa impossÃvel».
João Chaves descreveu um pouco mais o processo de preparação para o concerto de hoje: «seguiu-se a semana que passou, em que tentei conciliar um monte de trabalhos para a faculdade e várias tentativas (que ainda duram até hoje) para preparar algo para o concerto de amanhã. Entretanto o meu computador começou a anunciar cansaço e parecia que não me queria ajudar nem em uma coisa nem outra. Depois veio o e-mail da Lotta Lips por causa da vendas dos EPs e lá fiquei eu com ideias de tornar fÃsico o Simple Steps e lá foi mais uma preocupação. Falei com um amigo meu da faculdade e ele até se mostrou interessado na minha ideia e lá a tornámos fÃsica. Não ficou uma super produção, mas para o tempo que tivemos foi óptimo e a melhor das notÃcias é que vai ser super barato! Por isso vejam lá se levam uns trocados», avisa.
Termina João Chaves: «finalmente hoje ficou tudo mais ou menos preparado, mas ainda estou a tentar decorar algumas letras (shame on me). O que é certo é que isto tudo me pôs a pensar o quão rápido tudo isto está a ser. A música está a passar e não me queixo por isso, às vezes penso é se consigo acompanhar isto tudo. [risos] Ainda hoje veio um músico de Luxemburgo a convidar-me para disponibilizar o meu EP na netlabel dele e ir lá tocar. Quando parece que as coisas vão acalmar um pouco lá vem sempre mais uma para adicionar ao repertório. [risos] Bem, mas o que é certo é que eu não estou parado e aqui no "backstage" estão sempre a acontecer coisas e tudo está a ser feito para que a experiência visual e auditiva em DREAMS seja cada vez melhor.
João Chaves resume, finalmente, tudo para nós: «amanhã vou tocar sozinho». [risos] «E espero que comprem o EP». Vejam lá isso.
andregomes@bodyspace.net