ÚLTIMAS
O documentário musical marca presença no Indie Lisboa
· 15 Abr 2010 · 00:05 ·
A sétima edição do Festival Indie Lisboa decorre em várias salas da cidade entre os dias 22 de Abril e 2 de Maio. Quem fica muito incomodado com a palavra indie vai ter mesmo de se aguentar à bronca durante os dias de festival, porque a selecção deste ano promete atrair público e gerar algum debate (os novos de Herzog e Abel Ferrara aquecem sempre o ambiente). O IndieMusic, secção do festival focada no documentário musical, conta com excelentes propostas. O Bodyspace decidiu destacar as seguintes:
- All Tomorrow’s Parties, de All Tomorrow's People, Jonathan Caouette
23 Abril, 23:59, Cinema São Jorge, Sala 3 • 1 Maio, 23:30, Cinema São Jorge, Sala 3
Um registo-guerrilha de diferentes edições daquele que é certamente um dos mais importantes festivais da actualidade e aquele que atribuiu aos artistas a responsabilidade de escolher os nomes do cartaz. Se a foto em cima não engana, deve valer a pena, nem que seja para ver Brian Chippendale, dos Lightning Bolt, a partir a loiça toda na bateria e com um microfone enterrado na boca.
- Leonard Cohen: Live at the Isle of Wight 1970, de Murray Lerner
24 Abril, 23:59, Cinema São Jorge, Sala 3 • 2 Maio, 18:45, Cinema São Jorge, Sala 3
Documentário dedicado a uma das actuações mÃticas do Poeta Canadiano, que ninguém consegue desassociar das sensações proporcionadas por chá e bolinhos em quartos de hotel. Give me c***k and a*n*l s*x.
- Strange Powers: Stephin Merritt and the Magnetic Fields, de Kerthy Fix e Gail O'Hara
29 Abril, 23:59, Cinema São Jorge, Sala 3
O tÃtulo é suficientemente elucidativo. Eu só não queria deixar de alertar o colunista da notÃcia de anteontem.
- Villalobos, de Romuald Karmakar
29 Abril, 21:45, Cinema São Jorge, Sala 1 • 2 Maio, 21:30, Cinema São Jorge, Sala 3
Retrato aprofundado do enigmático DJ e produtor chileno Ricardo Villalobos. É ainda mais pertinente na antecipação da actuação do próprio no Super Bock Super Rock deste ano.
- We Don’t Care About Music Anyway…, de Gaspard Kuentz e Cédric Dupire
23 Abril, 16:15, Cinema São Jorge, Sala 3 • 1 Maio, 21:30, Cinema São Jorge, Sala 3
Documentário dedicado aos diferentes prismas da mais desafiante música japonesa. O fetichista em mim espera que os Gerogerigegege não sejam esquecidos.
O festival oferece também a oportunidade de ver em sala Tradição Oral Contemporânea, brilhante e visionária análise do processo de tradicionalização, filmada por Tiago Pereira e incidente no escritor de canções B Fachada, figura capaz de tornar o filme numa antologia instantânea. A crença e a descrença marcarão presença. A programação do IndieMusic contempla ainda a série Musicbox Club Docs, que aborda as influências, o processo criativo e o trabalho de cinco artistas nacionais (JP Simões e Dealema, entre outros) em igual número de documentários.
migarsenio@yahoo.com