RETRO MAN脥A
Fl谩vio Venturini: noites com sol
路 16 Mar 2016 路 19:38 路
Eis o eclipse lunar mais impressionante de sempre.
É com muito prazer que relembro aqui este disco. E relembro de Flávio, que ainda jovem, foi descoberto no movimento Clube da Esquina. Esteve ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e outros tantos companheiros. Era ali o inicio dum marco na história da música brasileira e da minha vida. Em 1994, Flávio deu a luz à "Noites com Sol". Mas já vos adianto: a luz é escura, é aquele tipo de amarelo pôr-do-sol. Este disco é para sermos hoje as crianças que não lembramos que fomos. É o discurso do futuro repescando o passado, e pelo meio há o encontro eterno com a natureza.
O disco dá as boas vindas com "Quando Você Chegou". Que chega a anunciar o poder que têm os falsetes inconfundíveis e cheios de melancolia. É assim que Venturini apresenta a sua alma e desata as amarras da sua existência.
A canção que dá nome ao disco é transcendental. "Noites com sol são mais belas, certas canções são eternas". Flávio estava num paraíso brasileiro chamado Jericoacoara quando compôs algo tão belo quanto a praia. A música fez sucesso naquela época, até entrou na banda sonora de novelas da Globo. Fez sucesso também nas casas de muitas famílias brasileiras, como a minha.
E um bocado depois da canção mais conhecida, discretamente vem a obra prima. Chama-se Cabaré da Sereia, e sente-se o que quiser. É a mais livre música que já ouvi. Funciona como um empréstimo sem limites para construirmos um cenário lindo, todo de areia, todo de amor. Dizem que foi também escrita numa praia selvagem chamada de Algodoal, no Pará. Mas são apenas histórias de pescador. Aliás, histórias que viraram melodia.
Ainda estou à procura deste vinil. Quero emoldurar e deixar a apanhar sol todos os dias e noite. Um dia ainda o encontro. Vale ouvir do inicio ao fim, da vida.
matheusmaneschy@gmail.com
脷LTIMA RETROMAN脥A
脷LTIMAS