DISCOS
Morcheeba
Charango
· 03 Set 2002 · 08:00 ·
Morcheeba
Charango
2002
Warner Bros.


Sítios oficiais:
- Morcheeba
- Warner Bros.
Morcheeba
Charango
2002
Warner Bros.


Sítios oficiais:
- Morcheeba
- Warner Bros.
A idade das canções pop parece cada vez mais afastada. Aquelas canções de três minutos, geralmente acompanhadas pelos instrumentos mais convencionais está, como muitas coisas boas, a ficar para trás. A evolução impõe novas regras, o público dimensiona-se para novos gostos. A pop dos Beatles, dos Beach Boys, a pop das pequenas grandes canções deixou de conquistar as pessoas. Ouça-se com atenção agora este disco. Um disco de canções pop actuais, mas que não renegam as suas influências, que não se prende ao passado mas que se serve dele para tirar conclusões para o futuro, formalmente e tecnicamente inscritas no presente. Temas sóbrios e envolventes, que não se esgotam em uma ou duas audições e que ajudam a definir uma ideia de canção segura, aberta e fresca. O novo século precisava de um disco assim. A pop retribui e agradece.

Formados em 1995 por Sky Edwards, Paul Godfrey e Ross Godfrey, acabariam por editar o disco de estreia no ano seguinte. “Who Can You Trust?” era um saudável e recomendável álbum, que serviu para dar crédito posterior a uma banda que se perdeu nos meandros da canção fácil que enche as tabelas de vendas. Deverá mesmo ter sido por causa desse álbum que David Byrne os contratou para trabalharam no genial “Feelings”. O anterior a este “Charango” “Fragments Of Freedom” (de 2000), seguia mesmo por esses rumos, e não fosse, como já foi dito, o álbum de estreia a dar um certo respeito ao trio, ninguém lhe havia dado crédito. Mas há coisas assim. E o disco de 2002, prova que por vezes devemos esperar e ter paciência por um disco que mais tarde ou mais cedo havia de surgir.

Este é um álbum mais para o Verão. Claro que a música é para todas as estações, mas pode ser tão sonolenta e preguiçosa como uma manhã de sono, e tão radiosa e ardente como uma tarde de sol. Tão violenta quanto as ondas do mar, ou tão brilhante quanto uma noite estrelada. “Charango” tem todas estas características, e é a banda sonora ideal para um pôr-de-sol. No Verão, claro está.

Para este quarto álbum os Morcheeba foram buscar Kurt Wagner, dos Lambchop, que assina dois temas e canta um deles, e pessoas ligadas ao Hip Hop (Slick Rick e Pacewon dos Outsidaz). O resultado? Um delicioso cocktail de canções pop, com frequentes rasgos pelo trip hop, funk, drum’n’bass, Hip Hop, ou R&B. Temos assim um disco de tons suaves, melodias agradáveis e simpáticas, misturadas com a voz cintilante de Sky Edwards, a presença de uma orquestra e uma grande produção. Temas como “Otherwise”, “Public Displays Of Affection” ou “What New York Couples Fight About” são algumas das pérolas pop presentes no disco.

Para além deste disco, existe numa edição limitada uma outra edição onde a presença de um segundo CD serve para suportar todos os temas do álbum em versão instrumental.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net
RELACIONADO / Morcheeba
Ao Vivo
Festival Sudoeste 2003
7-10 Ago 2003: Zambujeira do Mar
ÚLTIMOS DISCOS
We Sea
Basbaque
· POR Paulo Cecílio ·
Pasmo.
ÚLTIMAS

Parceiros