DISCOS
Lobster
Fast Seafood EP
· 11 Mar 2006 · 08:00 ·
Lobster
Fast Seafood EP
2005
Merzbau


Sítios oficiais:
- Lobster
- Merzbau
Lobster
Fast Seafood EP
2005
Merzbau


Sítios oficiais:
- Lobster
- Merzbau
Assim já acontecia na cidade de Recife, que na década de 90 fez explodir o Mangue pela voz profética de Chico Science. Todo um movimento cultural – e não apenas a sua vertente musical – emergia a partir da urgência na preservação de um ecossistema tão rico quanto aquele que proporcionava um meio repleto de plantas tropicais e subtropicais, banhadas por águas onde convergiam as propriedades do doce e salgado. Para a posterioridade, um disco intitulado Da Lama ao Caos - a cargo de Chico Science & Nação Zumbi -, um satélite na cabeça e ilustrações exóticas de caranguejos e lagostas.

Quem sabe ao certo se o rubor criativo não estaria disperso por esta gente à espera do momento ideal para se manifestar? Assim que a estrutura se revelou sólida e o delay geográfico menor (por força da Internet e mecenato de gente que importou ideias eficientes), as espécies raras começaram a surgir profusamente e hoje a nutrição musical do underground português é mais que variada. Perante isso, soa a apontamento menor tentar estabelecer comparações entre entidades – até mais quando os Lobster não alinham ou domesticam a fórmula surgida do outro lado do Atlântico. Por aqui não existe aquele tipo de formatação castrante que levou a que a nipónica tradição Ultra – categoria de séries em que ainda era possível visualizar o brotar de sangue aos heróis vestidos com spandex – passasse a ter anexada as palavras Mighty Morphin e uma simplicidade politicamente correcta muito mais favorável ao lucro dos fabricantes de brinquedos. A Fast Seafood que a Merzbau serve de forma gratuita não inclui condimentos que lhe suavizem o paladar.

O que temos então além da carapaça da Lobster? Um metamorfo que combina o golpear frenético dos Power Rangers e o demolidor avançar dos monstros que não sabem distinguir uma sinagoga de um arranha-céus. Os sons que se escutam são os registados à puberdade de um utensílio metálico hermafrodita que une as funções do prego (a bateria pneumática) e parafuso (a guitarra sempre pronta a enroscar-se em profundidade no casulo sónico). Viesse Kintaro, a figura mitológica com quatro braços de Mortal Kombat, a formar uma one monster band e o resultado podia até ser semelhante ao que se escuta aos Lobster neste Fast Seafood. É sabido que as delícias-do-mar são fabricadas a partir de farináceos e restos de marisco, mas não há como negar o prestígio de que gozam como acompanhamento. Fast Seafood é um apetecível derivado e desde já merece o seu lugar na roda alimentar que é muito mais uma farta ceia que uma simples cena.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Lobster
Discos
Sexually Transmitted Electricity
2007
Entrevistas
Os Power Rangers do Noise Rock
01 Mar 2006
Ao Vivo
The Hospitals / Lobster
09 Fev 2007: Galeria Zé dos Bois, Lisboa
Lobster
23 Nov 2006: Escola de Artes da Universidade Católica, Porto
The Joe K-Plan / Lobster / Gâtechien
27 Set 2006: El Limbo, Madrid
Lobster + Gâtechien
21 Set 2006: O Meu Mercedes é Maior que o Teu, Porto
Lobster / Debut!
30 Jun 2006: Porto Rio, Porto
Deerhoof + Lobster
06 Jun 2006: Lux, Lisboa
Veados com Fome - Lobster
09 Mar 2006: Maus Hábitos, Porto
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros