DISCOS
Murcof
Utopía
· 27 Jan 2006 · 08:00 ·
Murcof
Utopía
2004
Leaf


Sítios oficiais:
- Murcof
- Leaf
Murcof
Utopía
2004
Leaf


Sítios oficiais:
- Murcof
- Leaf
É certo e sabido que Fernando Corona (a.k.a. Murcof) é a melhor coisa que veio do México desde os pores-do-sol e praias brancas, prata e turquesa, os mariachis, as revoluções, recursos naturais abundantes e, obviamente, margaritas e tequila. Mas o que se diz por aí é que cada região do México é conhecida por razões muito específicas e distintas. Aplicando esta simples ideia à música de Murcof é por demais evidente que um disco de remixes seria o ideal para explorar as potencialidades especificas da música do natural de Tijuana que se estreou em álbum com Martes em 2002 - ampliar os aspectos positivos de casa elemento do seu som. Mas este Utopía não se resume a um disco de remixes pois apresenta duas novas faixas (“Una” e “Ultimatum.”) e ainda dois temas (“Ulysses” e “Urano”, com mais de 10 minutos cada) repescados do EP Ulysses (pela primeira vez em CD), que chegou ao mundo em 2003. Há por isso razões mais do que suficientes para uma visita a este secreto refúgio, mesmo para aqueles que não são discípulos da cultura das remisturas.

Há por exemplo “Ulysses” logo a abrir, glitch de primeira água, caldeirão fervilhante de cadência nocturna e taciturna, poço profundo que contém todo o mistério do mundo; “Ulysses” é um daqueles temas em que se percebe como e porquê Fernando Corona se tornou inconfundível com o seu trabalho como Murcof e em que nos lembramos porque é que sentimos a necessidade de gritar “obra-prima” na primeira vez que tivemos a oportunidade de ouvir Martes. São batidas microscópicas que se confrontam sob uma base que contém todas as paisagens Mexicanas e aquelas que estão concentradas no espaço que cada um tem na memória (uma palavra chave e um conceito fundamental para a correcta compreensão e degustação da música do mexicano) para as paisagens inesquecíveis. Seria descabido apontar a Fernando Corona ligações exclusivas ao México, até porque, como alguém disse algures e muito bem, Fernando Corona é provavelmente o músico mexicano menos mexicano do mundo. “Urano”, o outro tema do EP Ulysses, segue muito mais pelo caminho das texturas de cordas e pelo ambientalismo sombrio.

E é curiosamente nas remixes de “Ulysses” – a primeira da autoria de Deathprod, mais ambiental e textural, e depois a segunda nas mãos de Fax, mais fiel ao original mas com algumas interessantes reviravoltas – que as novas vestimentas a temas de Murcof experimentam algum do maior sucesso. Colleen, uma das colegas de editora de Fernando Corona, tratou de pegar em “Muim” e conduzi-la pelo mesmo caminho minimal e frágil que algumas das suas composições seguem. Da lista de remisturadores de serviço constam ainda nomes como Sutekh, Icarus, Jan Jelinek (que assina uma belíssima remistura de “Maiz”) e Geoff White. No final, mais do que a sensação, ficamos com a certeza que Murcof nunca é demais – ainda que visto por outros. E Utopia é um belíssimo acompanhamento para o fantástico Martes.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Murcof
Discos
Remembranza
2005
Cosmos
2007
The Versailles Sessions
2008
Entrevistas
A estelar desintegração da memória
26 Dez 2005
Ao Vivo
Murcof / Phoebus
28 Jan 2006: Galeria Zé dos Bois, Lisboa
Murcof
27 Jan 2006: Passos Manuel, Porto
Festival SEMIBREVE
11-13 Nov 2011: Theatro Circo, Braga
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros