DISCOS
Cave Story
Punk Academics
· 24 Set 2018 · 16:57 ·
Cave Story
Punk Academics
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Cave Story
- Lovers & Lollypops
Cave Story
Punk Academics
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Cave Story
- Lovers & Lollypops
Doutores.
Tudo se resume, no fundo, a "You're Gonna Carry That Weight", a faixa com que termina Punk Academics, o novo álbum dos Cave Story. O título, que é repetido e repetido ao longo do tema, pode ter inúmeras interpretações. Há o peso da idade, inescapável e grosseiro. Há o peso da pressão, de se ser melhor, de corresponder a quaisquer expectativas que se tenham criado em relação a nós. Há o peso das memórias e das dúvidas, a vontade imensa de voltar atrás e refazer. E há o peso do desconhecimento, de não saber o que nos reserva o futuro.

Todos estes pesos traiçoeiros estão, de uma forma ou de outra, presentes em Punk Academics, com o próprio álbum a remeter para algo que está presente e ausente ao mesmo tempo: o punk morreu, mas ainda há punk; o rock foi engolido pelo mainstream, mas sob a manta ainda há quem se divirta, lanterna ligada para não chamar a atenção dos pais, a injectar uma boa dose de electricidade nos ouvidos; os Cave Story já não são a mesma banda que lançou umas maquetas no Bandcamp e deu uns concertos por aí em 2014, mas ainda mantêm essa auréola de quem está a descobrir e a descobrir-se, a divertir-se, como quem tira um curso numa área que realmente lhe interessa - e não apenas porque os pais ou as contas por pagar a isso obrigaram.

Encaremos Punk Academics (e o seu tema-título, a sequência "Available Markets" - "Motioned" e a cavalgante "Some More Bodies") como o fim do curso, o momento em que anos e anos depois se tornam doutores dessa coisa chamada rock n' roll e estão finalmente prontos para começar a dar umas aulas, meter a abreviação à frente do nome no cartão de crédito, ganhar o respeito dos demais pela sabedoria adquirida, fazer bateladas de dinheiro, mesmo que isto tudo soe muito pouco punk. Mas haverá coisa mais punk do que remar contra a maré e fazer algo que realmente se adora? Dificilmente. Daí que Punk Academics possa vir a ser, também ele, um peso: a partir de agora tudo se tornará mais sério.
Paulo CecĂ­lio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Cave Story