DISCOS
Equiknoxx
Col贸n Man
· 06 Dez 2017 · 17:02 ·
Equiknoxx
Col贸n Man
2017
DDS


Sítios oficiais:
- Equiknoxx
Equiknoxx
Col贸n Man
2017
DDS


Sítios oficiais:
- Equiknoxx
Na terra de ningu茅m, cada vez mais.
Com Bird Sound Power – álbum/antologia de apresentação ao mundo, Verão de 2016 – a lógica era a do músculo, cérebro e sentimento, era o arrasto do dancehall jamaicano para um lugar de opções insanas, imprevisíveis, um afastamento dos maneirismos práticos que a bass-music britânica forjou e formulou.

Colón Man não dista muito de Bird Sound Power, que não sendo um álbum 'álbum', era um de um alinhamento coerente – explicito o poder da escrita criativa dos seus autores, jamaicanos de gema. Uma vez mais pela DDS dos Demdikes Stares, Blair e Chung mostram-se fieis ao seu estilo, não para o 'mais do mesmo', mas para lhe aprimorar o nervo, limar as arestas.

A música continua descarnada, os beats voltam a ser golpes precisos – sentem-se no corpo mas não doem –, o fundo cénico é de minudências que só com fones nos ouvidos se detectam – amiúde ao fim várias escutas –, a imprevisibilidade é permanente mais-valia, e até as melodias, antes reduzidas ao meramente essencial, agora possuem novas e ricas texturas, mais tempo, brilho, sedução.

De cada tema transpira a confiança que os autores têm nas suas técnicas: advém daí peripécias à aventura encetada; façanha, assome-se, que em nenhum instante receia o 'estranho'. Já pouco sentido fará em falar-se de dancehall nesta exótica música de batidas extravagantes: tudo isto, todo este resumo da corajosa expedição dos Equiknoxx a uma realidade alienígena, é cada vez mais um relato vindo da terra de ninguém.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / Equiknoxx