DISCOS
Victor Herrero
Astrolabio
· 22 Fev 2017 · 11:43 ·
Victor Herrero
Astrolabio
2017
Feeding Tube Records


Sítios oficiais:
- Victor Herrero
- Feeding Tube Records
Victor Herrero
Astrolabio
2017
Feeding Tube Records


Sítios oficiais:
- Victor Herrero
- Feeding Tube Records
É uma guitarra portuguesa, com certeza.
A certa altura na sua carreira, o espanhol Victor Herrero estendeu o braço para esta extremidade da península ibérica, e agarrou uma guitarra portuguesa, instrumento com o qual conta regularmente tanto a solo, como com Josephine Foster e ainda na belíssima aventura chamada VIVA (que, infelizmente, não voltou a ter um novo episódio).

O previsível acabou por acontecer: Victor Herrero acabou mesmo por gravar um disco com um instrumento que aprendeu por sua própria conta e risco, sem as regras habituais impostas pela sua história. E o resultado é Astrolabio, um conjunto de seis instrumentais onde a liberdade é a palavra de ordem.

E é curioso: um instrumento português, gravado por um espanhol em Londres e masterizado em Chicago, é tão português como qualquer outro disco de guitarra portuguesa. Mesmo não respeitando os cânones do género, mesmo não seguindo as linguagens normalmente associadas ao instrumento.

“ Tibi seris, tibi metis”, nos seus mais de dez minutos, é um tratado de melodia e de improvisação. Não pode ser um resumo mas é um excelente cartão de visita para explicar as vitórias de Astrolabio. O disco acaba por ser mais uma prova de que a música é mesmo a mais universal de todas as linguagens.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Victor Herrero