DISCOS
Cícero
A praia
· 29 Jan 2016 · 10:34 ·
Cícero
A praia
2015
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Cícero
Cícero
A praia
2015
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Cícero
A banda sonora dos dias quentes do inverno.
Cá estamos frente ao novo cenário musical brasileiro. Muita coisa nova e, principalmente, boa. Cícero apareceu em 2011, com um disco todo gravado em casa, chamado Canções de Apartamento. Assim se fez ouvir: pela internet, de graça. Então, em 2015, nasceu A Praia. Uma praia com concreto, um Rio de Janeiro com São Paulo ou ainda um verão com neblina.

Canções sobre amor, sobre pessoas e sobre si mesmo. Vai de Cecílias e as suas máquinas ao Soneto de Santa Cruz, lugar onde cresceu o cantor. "Ela fez melhorar, tudo que há" é o que anuncia a faixa que dá nome ao disco. E diz muito mais, com a ajuda de uns metais a ecoarem pelas nossas salas, quartos e almas. Para mim, "De Passagem" é o ápice de intensidade do álbum. A letra curta deixa-me com uma sensação de que há algo escondido nas entrelinhas. Parece uma música sem fim, como aqueles filmes em que não se percebe o final. É música leve e breve, com um ritmo desbotado por um triângulo - instrumento provedor de risos com os olhos fechados.

A Praia é um grande encontro de domingo, numa casa apertada, mas que cabe a família inteira. Cabe a Cecília, a Isabel e o Terminal Alvorada inteiro. Cabem todos os sentimentos que se traduzem em música e também se ilustram na capa, que só de olhar já se escuta o som ambiente dos pés na areia e das nuvens se movendo. Acho que este álbum é música de fundo de algum lugar, que ainda não sei qual é, mas vou descobrir. Que este disco aqueça este inverno.
Matheus Maneschy
matheusmaneschy@gmail.com
RELACIONADO / Cícero