DISCOS
Telefon Tel Aviv
Map Of What Is Effortless
· 07 Fev 2004 · 08:00 ·
Telefon Tel Aviv
Map Of What Is Effortless
2004
Hefty


Sítios oficiais:
- Telefon Tel Aviv
- Hefty
Telefon Tel Aviv
Map Of What Is Effortless
2004
Hefty


Sítios oficiais:
- Telefon Tel Aviv
- Hefty
Para quem conhece os Telefon Tel Aviv de Fahrenheit Fair Enough, registo primeiro que data de 2001, o mais recente lançamento da dupla Joshua Eustis / Charles Cooper constitui uma clara viragem de sonoridade e tentativa de exploração de novas áreas. Este é um disco que aposta, primeiro, na introdução de vocalizações (ao contrário do primeiro disco, que era composto por temas apenas instrumentais), nomeadamente de Lindsay Anderson dos L’altra e Damon Aaron e de uma secção de cordas que ficou a cargo da Orquestra da Universidade de Loyola e, em segundo lugar, na abordagem do soul e do R&B, sem nunca esquecer o propósito inicial: a electrónica e o techno ambiental.

O disco abre com a faixa “When It Happens to Move It Moves” que, depois de uma pequena introdução, se serve do som de um piano eléctrico acolhedor e de uma voz angelical para criar belas texturas ambientais. Este tema, potenciado pela secção de cordas e pela electrónica em si, cria aquilo que é uma apresentação do que o disco tem para oferecer. A segunda faixa, “I Lied”, a canção mais forte do disco, fala-nos de uma relação acabada, do que havia (ainda) para dizer, de mentiras. É uma canção comovente, emocional, onde Aaron transporta um sentimento pungente, apoiado por uma batida espaçada e pela secção de cordas, sempre numa melancolia admirável. “I Lied” entra directamente para o top das canções mais viciantes deste ano, não fosse ela já um épico baladeiro. O disco prossegue com uma canção que não dá razão a quem defende a ideia que a IDM é propícia tanto para as pistas de dança, como para os sofás mais acolhedores. “My Week Beats Your Ear” é um claro convite para a dança, pois serve-se de uma batida sensual combinada com uma voz robótica e da descrição de um cenário de festa tresloucada. Acompanhada de palmas, é a visão ideal dos últimos minutos antes de recolhimento ao tal sofá, por volta das cinco da manhã. A canção que dá nome ao disco, “Map Of What is Effortless”, aproveita ao máximo a participação da orquestra para criar uma faixa intrumental, que tem tanto de dramática como de bela.

A segunda parte do disco acaba por ser bem mais experimental. Temas como “What It Is Without The Hand” e “What It Was Will Never Again” representam um retroceder, pois tocam mais de perto a experiência sonora do album anterior, na medida em que são mais experimentais e não obedecem a uma estrutura de canção tão rígida como as primeiras canções deste disco. Para finalizar, “At the Edge of The World You Will Still Float”, um tema acústico que nos seus melhores momentos faz lembrar uns Air de Moon Safari ou uns Zero 7 de Simple Things, e que acaba em beleza com a orquestração e a base electrónica em momento apoteótico.

São uns Telefon Tel Aviv diferentes, estes que lançam agora o seu novo disco. Se estão à espera do experimentalismo do primeiro disco, sairão daqui defraudados, mas se prestarem atenção, encontrarão um conjunto de canções que, no tal sofá, podem ser a banda sonora perfeita para o final de noite.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Telefon Tel Aviv
Ao Vivo
Telefon Tel Aviv
02 Abr 2004: Aniki Bóbó, Porto
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros