DISCOS
Hayden Powell
Roots and Stems
· 14 Jul 2014 · 21:24 ·
Hayden Powell
Roots and Stems
2013
Periskop


Sítios oficiais:
- Hayden Powell
Hayden Powell
Roots and Stems
2013
Periskop


Sítios oficiais:
- Hayden Powell
Modern jazz bem enraizado.
Depois de ter colaborado com a Orquestra Jazz de Trondheim e de ter integrado o grupo Magic Pocket, o trompetista Hayden Powell continua a ascensão na cena jazz europeia com Roots and Stems, um álbum que faz jus ao título e acompanha uma abordagem ao mesmo tempo clássica e moderna, numa combinação que, embora não acompanhe uma linha condutora ao longo das dez faixas, resulta bem para o trio.

Na verdade, este inglês radicado na Noruega acaba por fugir à conotação mais eletrónica normalmente associada ao jazz nórdico e constrói um álbum que, sem percussão, consegue escapar do chamber jazz e música de ambiente para se tornar um conjunto de composições sóbrias e onde há espaço para tudo, desde a música homónima do álbum, a banda sonora perfeita para a madrugada, ou o blues de “Bassclarinetteblues”, guiado por uma performance magistral de Skaansar no contrabaixo. Há ainda espaço para “Fougner”, uma música que serve para homenagear o contrabaixista, e que é, talvez, a performance mais sólida do trio neste álbum.

Roots and Stems é o sucessor de The Attic, de 2011, álbum bem recebido pela crítica, e reduz a três o grupo (The Attic) foi gravado com um sexteto), mas não é por isso que a experiência se torna menos complexa. Pelo contrário, a química entre Powell, Eyolf Dale (piano) e Jo Skaansar (contrabaixo) é a grande força deste álbum, gravado numa sessão ao vivo para amigos.

A composição do pianista, “Quiet Exit”, é a única faixa que não é composta por Powell, e encerra o álbum com nota alta. Em suma, Roots and Stems não desilude e tem uma grande variedade nas influências e estilos, o que o torna apelativo a um público alargado, que ouvirá falar de Hayden Powell cada vez mais daqui para a frente.
Simão Freitas
spfreitas25@gmail.com
RELACIONADO / Hayden Powell