DISCOS
Jon Hopkins
Immunity
· 11 Dez 2013 · 21:14 ·
Jon Hopkins
Immunity
2013
Domino


Sítios oficiais:
- Jon Hopkins
- Domino
Jon Hopkins
Immunity
2013
Domino


Sítios oficiais:
- Jon Hopkins
- Domino
A única imunidade que interessa.
“Open Eye Signal”, majestoso crescendo, chegaria só por si para fazer de Immunity um óptimo disco. Nos seus quase doze minutos de magia cósmica, Jon Hopkins consegue aquilo que pode parecer fácil mas não é: criar o espaço perfeito onde nascer techno. A maior vitória de Immunity é mesmo essa; a criação do cenário perfeito a partir do qual tudo acontece. Nisso, Jon Hopkins é exímio. Não admira por isso que tenha a "protecção" de Brian Eno.

Mais vale dizê-lo já: Immunity é, naturalmente, o melhor disco que o britânico lançou até à data. É, apesar de ser um cliché, um disco de maturidade. Um disco onde mostrar possuir todas as ferramentas necessárias para fazer um disco desta complexidade com a naturalidade que os oito temas deste disco mostram com clareza. Immunity é um disco em que Jon Hopkins mostra toda a sua mestria enquanto arranjador, criador de espaço, arquitecto de sons.

Porque nem só de techno se faz Immunity. Se na primeira metade do disco as batidas assumem um papel principal, na segunda parte do disco o ritmo baixo consideravelmente e o disco termina mesmo "desfazendo-se" gloriosamente no minimalismo hiper-melódico de “Immunity” (com o piano em brilhante destaque), que fecha este ciclo – porque o disco é mesmo isso, um ciclo – com chave de ouro. Que venha já o próximo disco depressa.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Jon Hopkins