DISCOS
Kevin Gates
The Luca Brasi Story
· 10 Mai 2013 · 05:13 ·
Kevin Gates
The Luca Brasi Story
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Kevin Gates
Kevin Gates
The Luca Brasi Story
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Kevin Gates
De Capo a Don.
22 músicas em 75 minutos é dose para qualquer um, e faz lembrar a era no hiphop em que o dinheiro abundava mais nas editoras do que hoje. Só que The Luca Brasi Story é uma mixtape , e como tal, o risco foi todo de Kevin Gates. E compensou, visto que a dita foi um sucesso em termos de downloads, e o seu autor já assinou contrato por uma major. O que fez, então, com que este MC com um pseudónimo retirado de uma personagem menor do primeiro filme da trilogia “O Padrinho”, de Francis Ford Coppola, merecesse esta atenção? Vou ser crédulo e acreditar que foi puro talento. Porque Kevin Gates tem-no de sobra, e nenhuma das 22 faixas tem ausência total de ganchos que a impeçam de cativar quem as ouve.

O talento primordial de Kevin Gates está, sobretudo, nas qualidades de MCing que demonstra. O seu modo preferido é a torrente de palavras, muitas vezes em double-time, recheadas de rimas internas, onde relata as suas aventuras e desventuras no mundo do trap. Ou seja, venda de drogas como modo de vida. Com carros, mulheres, syrup, ecstasy e artigos de luxo à mistura. Mas é versátil o suficiente para mudanças de velocidade, e até algum canto. A sua voz tem algumas semelhanças com a de Young Jeezy, embora a cadência dos flows seja bastante diferente. Onde Jeezy faz cada frase ressoar antes de lançar a seguinte, Gates obriga a atenção especial para acompanhar o seu pensamento. Mas nem por isso as recompensas são menores. The Luca Brasi Story está cheio de hits em potência, e obriga a ser escutada de princípio a fim para ser devidamente assimilada.

Não há muito a dizer em termos da produção, que utiliza os tic-tic-tic-tum e sintetizadores bombásticos característicos do trap. E os poucos convidados que aparecem na mixtape raramente adiantam ou atrasam alguma coisa. Este é o show de Kevin Gates, e é nele e nas suas palavras que nos devemos focar. Os quadros que pinta oscilam entre a emoção, a adrenalina, e a dúvida sobre se alguma vez sairá da vida que leva. Podia ser apenas mais um, pois então. Felizmente para nós, demonstra em The Luca Brasi Story ser um MC recheado de carisma e voz de comando. A era das mixtapes e de sites como o DatPiff continua a trazer-nos excelentes recompensas. Haverá outras depois de Kevin Gates. Mas nada poderá já anular o excelente presente, e promessa de futuro, do MC de Baton Rouge.
Nuno Proença
nunoproenca@gmail.com
RELACIONADO / Kevin Gates