DISCOS
10 000 Russos
10 000 Russos EP
· 25 Fev 2013 · 10:19 ·
10 000 Russos
10 000 Russos EP
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- 10 000 Russos
10 000 Russos
10 000 Russos EP
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- 10 000 Russos
Ataque soviético nele!
Imagine-se o seguinte: Demis Roussos nunca envereda por uma carreira a solo. Ao invés, renega o romantismo e dedica-se por inteiro à imagética de 666, álbum gravado com os Aphrodite's Child, banda de culto da cena prog, em 1972. Vende a alma ao diabo, entope-se de ácidos nos anos 80, descobre que Jason Pierce é o avatar de Deus na terra e dedica os próximos anos a gravar discos de rock espacial de baixa fidelidade, enquanto o seu gosto pelo futebol de leste o leva a tornar-se sócio do Lokomotiv de Sófia. Perece: o seu espírito é canalizado por um xamã e uma alta patente do exército merovíngio durante uma viagem pela Ásia central. Assim chegamos aos 10 000 Russos, e ao som dos [idem], e ao EP de estreia dos [ibidem]. História rica, não é?

É contudo mais simples e menos fantasista do que isto - se bem que cada um é livre de acreditar naquilo que quiser, e antes uma boa ficção que uma má realidade. Os 10 000 Russos nascem do impulso criativo de João Pimenta (ALTO!, Botswana, Green Machine) e de Pedro Pestana (Tren Go! Sound System), sendo que este homónimo EP de estreia funciona mais ou menos como um somatório de ambos; o lado mais exploratório do projecto do guitarrista e a ganância rock n' roll do vocalista-aqui-também-baterista. O resultado, sendo mais que bom, leva-nos igualmente a querer entrar pelo cliché do isto deixou-nos água na boca façam um disco por favor, coisa de hipsters sem calma; por isso, só para contrariar, vamos ser diferentes: não lancem mais nada. Está bom assim.

Fora de brincadeiras, é de facto uma estreia a ter em conta no que à produção nacional diz respeito para este 2013. Não estamos preparados para aquele baque inicial de "Lokomotiv Gobi", mas mal a faixa evolui para uma malha surfo-psicadélica não há como não adorar - e agitar os ombros e a poupança. Em pouco mais de meia-hora há ainda espaço para os trâmites espaciais de "Metalurg Aralkum", o troar kraut de "Nikolai" e aquela-faixa-final-que-mistura-isto-tudo, "Spartak Hunger". Enquanto as apresentações ao vivo não acontecem com a regularidade indispensável, está tudo disponível para ser ouvido, e apreciado, aqui.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / 10 000 Russos