DISCOS
Peixe
Apneia
· 13 Nov 2012 · 22:36 ·
Peixe
Apneia
2012
Meifumado


Sítios oficiais:
- Meifumado
Peixe
Apneia
2012
Meifumado


Sítios oficiais:
- Meifumado
Filho de peixe sabe nadar.
Os mais atentos sabem que o trabalho de Peixe, que é como quem diz Pedro Cardoso, está longe de se esgotar nos Ornatos Violeta. Os menos distraídos sabem que é fundador da Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos, que tem o jazz como paixão, que fez música para filmes e teatro, e que foi paulatinamente preparando o resultado que pode ser ouvido neste seu disco de estreia a solo.

O que se pode ouvir em Apneia é, do início ao fim, um belíssimo conjunto de composições para a guitarra acústica. Na solidão do encontro entre o homem e a guitarra, sem grandes convergências estilísticas (apenas o fingerpicking vem à cabeça aqui e ali), Pedro Cardoso, entre a melodia mais harmoniosa e uma certa atonalidade, assina um disco não raras vezes deslumbrante.

“Apneia”, o tema que dá título ao disco, é um exemplo significativo – entre vários possíveis - do sucesso de Peixe nesta sua estreia solitária. Não só passa cá para fora o intimismo criativo entre o homem e a guitarra (a certa altura ouve-se a respiração do próprio executante, algo que acontece regularmente neste disco), como a capacidade de Pedro Cardoso de escrever narrativas verdadeiramente tocantes. Como as boas coisas na vida, Apneia é um disco para se ir deixar crescendo. Sem pressas, sem obrigações.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Peixe