DISCOS
Tame Impala
Lonerism
· 09 Out 2012 · 21:50 ·
Tame Impala
Lonerism
2012
Modular Recordings / Popstock Portugal


Sítios oficiais:
- Tame Impala
- Modular Recordings
Tame Impala
Lonerism
2012
Modular Recordings / Popstock Portugal


Sítios oficiais:
- Tame Impala
- Modular Recordings
Psicadelismo australiano cheio de nostalgia e pop...
...ou uma das melhores formas de escutarmos outros tempos através das mentes de hoje: Kevin Parker, mentor dos Tame Impala, é um desses criativos que andam por aí a soprar o pó dos discos que o pai ouvia na escola e a reiventá-los segundo tudo o que de bom os Flaming Lips nos deram.

Seja o Fuzz nas guitarras, bem marcado no final de “Endors Toi” ou as tarolas imundas de overdrive em “Feels Like We Only Go Backwards”, o certo é que uma certa dose de rudez – porque a há – não apaga todo o swing e pop que os Tame Impala imprimem em Lonerism, um alinhar de agulhas relativamente ao disco de estreia, Innerspeaker, que há dois anos marcou a estreia do projecto australiano. De facto, é difícil não gostar deste disco, até mesmo para mentes menos talhadas para o psicadelismo, como é a minha. Torna-se impossível ignorar a mestria com que Parker combina óbvias influências de há 40 e 30 anos com aquilo que vivemos hoje – o fervor das digressões, o DIY do home studio e uma atitude profundamente pop. Estes foram alguns dos ingredientes que formam o ambiente de incubação deste maravilhoso Lonerism, um disco que abraça os sintetizadores com a mesma paixão com que chuta um riff para cima do nosso nariz, sem hesitar - a linha de “Elephant”, esse galope de fuzz interminável que a determinadas alturas nos chega a lembrar a linha descendente de “Money”, dos Pink Floyd, e até nisto os australianos são sublimes.

Talvez seja do produtor. Talvez seja do criador. Mas ao contrário de tantos outros projectos revivalistas que não tresandam mais do que a plágio, os Tame Impala tornam o velho em novo como quem coça o sobrolho. “Why Won’t They Talk To Me” é um desses momentos inesquecíveis deste disco. E olhem que não são poucos.
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
RELACIONADO / Tame Impala