DISCOS
Andrew Bird
Break it yourself
· 07 Mar 2012 · 18:57 ·
Andrew Bird
Break it yourself
2012
Bella Union / COOP


Sítios oficiais:
- Andrew Bird
- Bella Union
Andrew Bird
Break it yourself
2012
Bella Union / COOP


Sítios oficiais:
- Andrew Bird
- Bella Union
Regresso ao bairro, o mesmo de sempre, sempre familiar, mas sempre cheio de surpresas ao virar da esquina.
Não é certamente a primeira vez que vaticinamos mentalmente o esgotamento criativo de um artista apenas para depois sermos obrigados a engolir tudo com muita água – e Compensan, ou outro auxiliar semelhante - porque um novo disco nos mostrou todo o contrário. Contra todas as probabilidades. Não é a primeira vez nem será a última vez. É o mistério da fé – ou da falta dela.

Andrew Bird parece mostrar a cada disco, de forma convincente, que podemos contar com ele para muitos anos de boas colheitas pop. Break it yourself é mais um desses exemplos – e parece estar longe de ser o último. Este será também o disco que deixa definitivamente para trás o fantasma de The Misterious production of eggs, o disco que o catapultou ao mesmo tempo para uma posição de reconhecimento e para um certo patamar de todas as comparações. O fantasma morre aqui muito por culpa de um violino todo-o-terreno que, para além de pintar a tela toda, carrega atrás de si uma ampla palete estilística que permite a Break it yourself ser tão variado quanto possível.

É verdade que Andrew Bird continua a usar - e abusar – dos dotes no violino e no assobio. Mas também é verdade que à volta disso - debaixo, atrás e em cima - estão enormes canções, ricas em substância e em criatividade. A impressionante “Desperation breeds” chegaria só por si para ter Break it yourself em muito boa conta mas os argumentos estão um pouco por todo o lado. Vistas bem as coisas, Break it yourself é como aquele bairro que, apesar de parecer constantemente familiar, guarda surpresas ao virar de cada esquina. Um bairro que apetece sempre visitar.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Andrew Bird