DISCOS
Frivolous
Meteorology
· 24 Mar 2011 · 10:15 ·
Frivolous
Meteorology
2011
Cadenza / Flur


Sítios oficiais:
- Frivolous
- Cadenza
- Flur
Frivolous
Meteorology
2011
Cadenza / Flur


Sítios oficiais:
- Frivolous
- Cadenza
- Flur
Boletim meteorológico outonal, sob melancolia pós-rejeição de Daniel Gardner.
Reza a lenda que a namorada o terá deixado, via e-mail, na véspera de se mudarem para uma remota ilha do Pacífico. Amor e uma cabana, nos dias que correm, é demodé. Mesmo tratando-se de Daniel Gardner (a.k.a. Frivolous), produtor canadiano que nos agraciou com a inteligência sensual de Midnight Black Indulgence (~scape, 2007), por entre DJ Sets e Live Acts nos mais cosmopolitas clubes nocturnos do mundo ocidental.

Submerso em melancolia pós-rejeição, Gardner, nascido em Vancouver (onde frequentou, precocemente, um curso de "Electronic Music Composition") mas entretanto radicado em Berlim, habitat natural dos produtores de tech-house minimal, dedicou-se, então, à dolorosa feitura de Meteorology (Cadenza, 2011), acabado de chegar ao mercado da especialidade. Já o ouvimos de uma ponta à outra, várias vezes, e podemos garantir que é um excelente disco.

A transferência da ~scape de Stefan Betke e Barbara Preisinger para a Cadenza de Luciano indicia, desde logo, uma metamorfose sonora, ligeira, suave, das linhas frias e minimais para um mesmo paradigma só que mais orgânico, mais quente, com um toque "latino". Entre Ricardo Villalobos e Nicolas Jaar, mas com um permanente sentido rítmico de pista de dança, não enveredando pelo tribalismo de Villalobos nem pela conceptualização de Jaar, embora a faixa "Ostalgia (Грибоедов вальс)" tenha ecos de um delicioso eclectismo: vaudeville, polka, Nôze, electrónica burlesca.

É o melhor momento de Frivolous, algo que já se prenunciara no início do ano, com a estreia pela Cadenza com o EP Couples Therapy (Cadenza, 2011). A melancolia conferiu uma maior profundidade às suas produções tech-house minimal, ou seja, mais cérebro e menos músculo. Ao que se acrescem as exímias capacidades de produção e composição de Gardner. O resultado é deveras excitante: ponham a rodar "Lunar Phaser" com o volume no máximo e deixem-se levar pela torrente de energia renovável.
Gustavo Sampaio
gsampaio@hotmail.com
RELACIONADO / Frivolous