DISCOS
Toro Y Moi
Underneath The Pine
· 21 Mar 2011 · 16:30 ·
Toro Y Moi
Underneath The Pine
2011
Carpark Records / Flur


Sítios oficiais:
- Toro Y Moi
- Carpark Records
- Flur
Toro Y Moi
Underneath The Pine
2011
Carpark Records / Flur


Sítios oficiais:
- Toro Y Moi
- Carpark Records
- Flur
Quem diz que bons sintetizadores não podem salvar uma vida?

Depois de todo o chillwave de 2010 (vénia óbvia a “Blessa”), Chazwick Bundick esquece parte dos ambientes sonoros em que já foi feliz, rodeando-se de teclados, ritmo mais acelerado e, imagine-se, pop. Se é assim que Toro Y Moi nos quer satisfazer no pós-Causers Of This, aceitamos de bom grado.

O disco que o consagrou com um dos chillwavers mais proficientes da actualidade não chegou a surpreender: algumas boas malhas de um universo tão em voga, onde o sampling é rei e só não vai lá quem não quer. Por outro lado, o querer ser tudo no primeiro episódio, com todo o reverb do mundo, parecia ambição a mais para uma só pessoa. Agora a estória é outra. Bundick não se desconectou a cem por cento do útero Causers Of This, mas faz música de outra forma. A grande revolução está mesmo na construção das canções, dos acordes e das melodias. Encarar uma “New Beat” em 2010 seria impossível, ou pelo menos resultava em cartas de ódio ao maior traidor que o chillwave já conheceu.

Em 2011, o cenário difunde-se e Toro Y Moi já se desdobrou, sem uma réstia de hesitação. Se, por um lado, mantém ideias e fórmulas (que não podia largar de forma nenhuma, está-lhe no ADN), por outro faz questão de provar que a teoria da evolução das espécies está viva e recomenda-se. “Go With You” parece piscar o olho a Caribou, enquanto “Still Sound” mostra o funk que há em Bundick. Tudo isto aliado ao que já lhe conhecíamos de cor, faz de Underneath The Pine um passo em frente. O lo-fi ainda cá canta, mas já dá para dançar um bocado.
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
RELACIONADO / Toro Y Moi
Discos
Causers of This
2010
Anything In Return
2013
Entrevistas
Pop qualquer coisa
15 Mar 2010
ÚLTIMOS DISCOS
2 Chamadas Não Atendidas
2 Chamadas Não Atendidas
· POR Paulo Cecílio ·
'Tou sim?
ÚLTIMAS

Parceiros