DISCOS
Best Coast
Crazy for You
· 06 Dez 2010 · 10:08 ·
Best Coast
Crazy for You
2010
Mexican Summer / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- Best Coast
- Mexican Summer
Best Coast
Crazy for You
2010
Mexican Summer / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- Best Coast
- Mexican Summer
Bethany Consentino canta e encanta e seus males espanta.
Best Coast é a reinvenção de Bethany Consentino, uma segunda vida depois dos excelentes Pocahaunted. Agora, ao invés do experimentalismo onde cabe drone e dub, Beth aqui mergulha de cabeça, na companhia de Bobb Bruno, no tradicional e old school indie rock. E que mergulho. A sua voz maravilhosa - com tiques de Courtney Love e Sarah Shannon - é absolutamente amplificada em qualidade e registo vocal. Bethany canta e encanta, e esse é o ponto de partida para uma aventura lo-fi de grande riqueza de momentos. Não tão purista lo-fi como o registo do seu namorado Nathan Williams, o party-noiser dos Wavves: também aí já há umas Vivian Girls a bombar. Não. Crazy For You tem uma produção mais limpa que aproxima este disco de finais de 80 e inícios de 90. Um pouco como os Girls fizeram no ano passado. Puro mel retro de letras simples e autobiográficas que facilmente partilhamos como experiência.

Aliás, se este disco fosse de há mais de uma década atrás (e parece mesmo), teria certamente lugar no coração de muitos ao lado de tantas coisas boas da altura. Verdade. Logo a abrir, "Boyfriend" rebenta pelas costuras como a grande canção perdida de umas Hole; "Crazy For You" é pastiche college FM (das boas) dos grandes Velocity Girl; "The End" divide-se entre Breeders e Throwing Muses; "Goodbye" e "Summer Mood" regressa no refrão às Hole depois de atropelar ritmos de Throwing Muses; também temos a sempre homenageadas Ronettes no meloso "Our Deal"; a seguir road trip Breeders em "I Want You" que acaba em The Amps; "When The Sun Don't Shine" volta ao indie college FM, Velocity Girl, C-86 com tiques grunge, amplificados em "Bratty B" e "Honey", na senda de umas narcóticas Babes in Toyland; mais, regressa ao twee pop com "Happy" e "Each And Every Day" para acabar em beleza e em grande com uma das grandes canções desta década que finda: "When I'm With You".

"The world is lazy, like you and me, we're just crazy, so when i'm with you i have fun, yeah when i'm with you i have fun". "Every since i was a little girl, my momma always told that will be boys like you, so when i'm with you yeah i've fun". "I hate sleeping alone". Dolorosamente simples. Recordação adolescente de 1º grau, as malucas do liceu ou do INATEL, misfits girls and boys, é Breeders, é Ronettes, é Ramones, é Best Coast a mostrar ao mundo como com 3 minutinhos apenas se consegue fazer uma revolução e um ataque forte ao repeat (o meu recorde pessoal é ouvi-la 6 vezes seguidas). A cada música deste Crazy For You sente-se um arrepio nostálgico na espinha. Pelo menos para gajas e gajos de 32 anos como eu. É a voz, são as melodias, as guitarras, os temas. Amor, verão, droga, California, sexo, gatos, girl power, surf rock, baladas de road trip instantânea. Telma e Louise como Telma e Bethany. Música de verão 4 Estações, hinos geracionais, intemporais. Todas. Nada de novo mas que se ouve de novo e de novo e de novo. Um daqueles raros álbuns que não cansam, que entrará em 2011 a ouvir-se, sem dúvida.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com
RELACIONADO / Best Coast