DISCOS
HEALTH
::Disco2
· 10 Set 2010 · 09:55 ·
HEALTH
::Disco2
2010
City Slang / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- HEALTH
- City Slang
HEALTH
::Disco2
2010
City Slang / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- HEALTH
- City Slang
Manter boa saúde é essencial, mas esta aspirina não nos serve.
Isto é algo que já deverá ter sido dito aquando do lançamento de //Disco, primeiro álbum de remisturas da banda Californiana; à primeira vista não se julgaria que aquelas camadas após camadas de barulhinho bom e experiência pós-shoegaze pudessem ser transformadas em algo dançável. Puro engano, e quiçá algum esquecimento - ora atente-se na "Die Slow" original. Ainda que não pareça, os HEALTH têm um braço esticado para a pista; daí não podermos falar em estranhamentos e entranhamentos ao ouvir este ::Disco2, segunda vaga de remisturas da banda que deu a conhecer ao mundo os Crystal Castles (deu uma grande ajuda ao emprestar-lhes "Crimewave", pelo menos).

No seu todo, ::Disco2 peca por na sua generalidade estar algo colado a uma perspectiva chillwave, de sintetizador arrastado e cabeça nos anos 80 e em DJ Screw - moda ou opção? A verdade é que poderiam estar aqui brincadeiras muito melhores. Destaque para a roupagem minimal dada a "Before Tigers" pelo londrino Gold Panda, a witch house (urgh) de "In Violet" e a Underworldiana "Nice Girls" nas mãos do duo Blondes, claramente a melhor faixa a reter. Falando numa perspectiva de "álbum" (que é, aliás, o que se critica), ::Disco2 contrasta momentos aborrecidos com potenciais singles. O que é sempre mau. Ignorando este facto e apreciando cada faixa por si só, não é nenhum passo ao lado.

Não será o irmão gémeo de Get Color - antes um clone. Ter-se-à então banda para agradar a gregos e troianos. Não que haja ainda uma forte disparidade - a trend electro ajudou a encurtar distâncias entre os meninos das guitarras e o das turntables. Porém, admita-se que os HEALTH estão no seu melhor quando se perdem a tocar a estratosfera. Caso concreto: "We Are Water", incrivelmente posta de parte. Blasfémia!
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / HEALTH