DISCOS
Dee Dee Bridgewater
Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater
· 11 Jun 2010 · 22:35 ·
Dee Dee Bridgewater
Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater
2010
Emarcy / Universal


Sítios oficiais:
- Dee Dee Bridgewater
- Emarcy
- Universal
Dee Dee Bridgewater
Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater
2010
Emarcy / Universal


Sítios oficiais:
- Dee Dee Bridgewater
- Emarcy
- Universal
Dee Dee Bridgewater atira-se ao repertório de Billie Holiday e sai de lá com um disco que é mais do que um tributo.
Não é tarefa fácil pegar no riquíssimo e vasto legado de Billie Holiday e sair de lá com classe e categoria; mas acontece que Dee Dee Bridgewater era à partida uma das melhores candidatas à altura da difícil tarefa. Tem a voz certa para isso (é uma das melhores da sua geração), e aqui neste dedicado – e delicado - Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater - uma escolha perfeita de músicos, de arranjos (da responsabilidade de Edsel Gomez, que também se senta ao piano) e de repertório.

A interpretação debutante de “Lady Sings the Blues” deixa imediatamente a sensação que este não é um daqueles discos de tributo que replicam até ao limite do suportável os maneirismos, tiques e feições do homenageado. Este disco é muito de Billie Holiday mas tem também muito de Dee Dee Bridgewater. E é por isso que ouvir Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater não se transforma nunca num exercício masturbatório de fotocopia do original. Dee Dee Bridgewater deixa um pouco de si mesma. Fruto da produção e das ambiências criadas, ouvir Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater é quase como estar dentro.

E para estar mais dentro deste projecto que só precisava de uma data para acontecer realmente, a belíssima edição de Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater oferece ainda gentilmente um DVD que, não sendo um primor na qualidade da imagem e do som, permite uma entrada mais crua no momento em que Dee Dee Bridgewater aceitou encarnar Billie Holiday e de lá sair com um disco que é mais que um tributo. No meio de tantos revivalismos e discos de homenagens que são como museus de cera, Eleanora Fagan To Billie With Love From Dee Dee Bridgewater é uma refrescante escapada ao universo inesgotável de Billie Holiday.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Dee Dee Bridgewater
Ao Vivo
Dee Dee Bridgewater
24 Fev 2006: Centro Cultural de Belém, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Shikabala
Deus Shikabala
· POR Paulo Cecílio ·
A pós-ironia fodeu-me a crítica.
ÚLTIMAS

Parceiros