DISCOS
First Aid Kit
The Big Black & The Blue
· 08 Jun 2010 · 17:36 ·
First Aid Kit
The Big Black & The Blue
2010
Wichita Recordings / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- First Aid Kit
- Wichita Recordings
- Nuevos Medios
First Aid Kit
The Big Black & The Blue
2010
Wichita Recordings / Nuevos Medios


Sítios oficiais:
- First Aid Kit
- Wichita Recordings
- Nuevos Medios
"Dupla de irmãs suecas" é um epíteto que por si só já chama a atenção. Mas elas querem ser mais que caras bonitas.
Foram os The Knife - talvez num acesso de cumplicidade fraternal - que, através da sua editora, trouxeram ao mundo Drunken Trees, primeiro EP das manas Klara e Johanna Söderberg, que é como quem diz, First Aid Kit. Se o nome promete curar quaisquer feridas, as canções seguem-lhe as pisadas; aqui a folk é polida e simples, apenas guitarra, voz e pequenos espasmos de piano, pelo meio existindo o cuidado em contar histórias de amores falhados e nostalgia por tempos antigos, o que se torna notável quando vindo de raparigas ainda na adolescência. Há que gabar-lhes a falta de pudor própria da juventude. Ainda não chegam ao nível do compatriota Kristian Mattson (The Tallest Man On Earth), mas já se querem lançar a Bon Iver.

"So you ask for my opinion, well, what is there to say". É aqui, em "Hard Believer", que se descreve este disco. As vozes são boas, as canções também, mas pouco mais há a registar. "Sailor Song" parece ser canção suficiente para entrar em séries e comédias românticas indie. "Waltz For Richard" e "Josefin" são belos momentos de saudade. "Winter Is All Over You", e o seu apelo desesperado de "Don't leave this world to me", coloca-se como melhor tema de entre os onze. É um disco que, na sua totalidade, se revela bem trabalhado - mas muito aquém das suas referências mais próximas.

As First Aid Kit mostram saber o que fazem, mas ainda lhes falta percorrer um longo caminho até deixarem de ser mero fruit vert no enorme pomar da nova geração de singer-songwriters. No entanto, tal pressão não lhes faz falta nenhuma - e não se pode pedir mais a The Big Black & The Blue. A julgar pela estreia, o amadurecimento há-de chegar com o tempo. Até lá, e como penso rápido, funcionam muito bem; outros existem se for necessária cirurgia.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / First Aid Kit