DISCOS
Espers
III
· 15 Fev 2010 · 13:31 ·
Espers
III
2009
Drag City / Flur


Sítios oficiais:
- Espers
- Drag City
- Flur
Espers
III
2009
Drag City / Flur


Sítios oficiais:
- Espers
- Drag City
- Flur
Mais um episódio para a discografia dos Espers, mais um virar de página no caminho a seguir. É assim o ADN de Meg Baird e Cia.
Dos primeiros dias até aos dias de hoje, os Espers deixaram-se transformar de uma forma saudável, escapando-se e desviando-se com classe das pistas deixadas pelo disco precedente. De disco para disco, acrescentaram sempre novos elementos às explorações folk que escolheram como plano de acção e motivo de todas as manifestações. São um daqueles casos felizes de uma banda que não se deixa ficar pela zona de conforto, calmamente instalada na ideia que seguir uma fórmula – por melhor que seja – é o único caminho a seguir.

Em III, os Espers estão mais próximos do formato canção tradicional que nunca (sem que isso seja, no caso deles, algo pessimista): os arranjos não devem nada ao minimalismo e o ritmo é parte fundamental da engrenagem. Há mais groove nas rótulas das canções dos Espers que nunca. A liberdade que une as canções é de salutar: cada vez mais livres do rótulo freak-folk, os Espers saíram de uma certa zona de conforto e trilharam novo caminho.

A voz impecável de Meg Baird é quem guia os Espers por terrenos que partem da melancolia de sempre para chegar a um novo espaço, mais aberto e luminoso. Sem abrir mão de uma certa estranheza que lhes assenta bem (que fique com eles muitos e bons anos), os Espers assinam um bom disco de canções em plena abertura da sua palete sonora.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Espers