DISCOS
King Midas Sound
Waiting For You
· 03 Dez 2009 · 15:53 ·
King Midas Sound
Waiting For You
2009
Hyperdub / Flur


Sítios oficiais:
- King Midas Sound
- Hyperdub
- Flur
King Midas Sound
Waiting For You
2009
Hyperdub / Flur


Sítios oficiais:
- King Midas Sound
- Hyperdub
- Flur
Pertinente conluio que junta dois espíritos desassossegados em busca do mesmo fim: profetizar o que poucos querem ouvir sobre a decadência.
Não é propriamente um desconhecido, como também não é obcecado pelo anonimato da sua silhueta. Os menos atentos poderão não lhe reconhecer os atributos, mas quem esteja de olhos bem abertos para o que de estranho, moderno e obscuro se vai produzindo no underground – onde as coordenadas do dubstep, dancehall e outros transgénicos sonoros sustentados pelos mais viscerais sub-baixos –, não poderá estar a conviver com a ignorância quando ouve e reconhece o nome de Kevin Martin, prolífico mestre de estúdio mais conhecido por The Bug. Pois bem, Martin está de volta. E não chegassem os alter-egos que tem inventado para promover as suas criações, há mais um projecto, agora acompanhado a tempo inteiro com o cantor Roger Robinson, onde se envolve instintivamente: os King Midas Sound.

Impressionado com o invulgar falsete tão atípico no dancehall e fascinado pela maleabilidade vocal na entoação poética dos manifestos pessoais de Roger Robinson, Kevin Martin não tardou na formalização do convite ao poeta (que colaborou com o produtor na elaboração de London Zoo de The Bug) para um pertinente conluio de talento do qual a música de Waiting For You, agora editado, é o evidente culminar de genuínos esforços.

O som invernoso, enviesado e sombrio é uma constante neste registo debutante. Nada de muito invulgar estando a personalidade de The Bug nas imediações do estúdio com um emaranhado sonoro que, não obstante estar próximo do que actualmente conhecemos por dubstep – e ser um disco com a chancela da Hyperdub – praticamente nada lhe deve nas ideias base. Em Waiting for You ouve-se de tudo um pouco desde os baixos mais rebuscados e pujantes, cadências que tanto devem ao dub, ao hip-hop ou ao dancehall, uma escrita poética capaz de sacrificar o lirismo em nome de um ideal político ou social. Ouvem-se sussurros indistintos e fantasmagóricos a ecoar pelos becos a anunciar o Apocalipse enquanto a mais suja e porca das poeiras assentes no vinil arruínam a pureza restante.

Waiting For You é, amiúde, uma compilação de músicas feias e delirantes que ocasionalmente, e frustradas com a sua concepção, se esforçam para ser outra coisa qualquer capaz de desafiar os sentidos. É um som estranho e exigente, uma música vagabunda de facto e gravata, que despreza o que a maioria toma por certo na vida, enquanto lança no ar hormonas dub que não permitem que nos afastemos por muito tempo. É droga agridoce capaz de ultrajar o ouvinte com um negrume urbano que conquista em definitivo no fim da cinquentésima audição.

Não se espere mais que um disco duro e teimoso, em busca do cobertor de veludo numa noite fria, que tanto soa ao elo perdido entre Mezzanine e 100th Window dos Massive Attack quando Horace Andy indaga vida extraterrestre no fundo do oceano, a Kode 9 e Spaceape enquanto fazem amor ou a Burial catatónico de tanto LSD. Ou então soar ao impossível como Martina Topley-Bird e Tricky em Pre Millennium Tension, Steve Spacek e Mike Ladd em Easy Listening For Armageddon todos, num universo paralelo, a serem paridos ao mesmo tempo pela mesma entidade alienígena. Um absurdo? Metam aqui o ouvido e depois admirem-se que não foram avisados do negrume gelado e bizarro da poesia que por aqui vai.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / King Midas Sound