DISCOS
Deradoorian
Mind Raft
· 14 Out 2009 · 00:03 ·
Deradoorian
Mind Raft
2009
Lovepump United / Popstock


Sítios oficiais:
- Deradoorian
- Lovepump United
Deradoorian
Mind Raft
2009
Lovepump United / Popstock


Sítios oficiais:
- Deradoorian
- Lovepump United
Um daqueles casos de estreia a solo que não suplanta a qualidade da banda-mãe, mas ainda assim, bem.
Faúlha de um fogo maior, este EP apresenta a solo uma das divas vocais dos Dirty Projectors, Angel Deradoorian, de seu estranho nome, arménio-descendente por sinal. Imitando no gesto Dave Longstreth, o mentor dos DP, que começou com um álbum a solo no já distante ano de 2002, antes de se tornar Projectores Sujos, Angel e este Mind Raft começa com “Weed Jam”, um magnífico exercício operático de voz. Muito coro de vozes búlgaras (4AD-style) e nada longe das aventuras que protagoniza ao lado do citado Dave e Amber Coffman na banda que criou, entre várias coisas, o deveras interessante Bitte Orca e que um dia antes virou do avesso genialmente um álbum inteiro dos Black Flag (curiosamente ainda sem Deradoorian, mas Susanna Waiche).

A recriação complexa da voz desta menina de 22 anos, confere bastante fulgor a esta faixa mas com alguma pena vai perdendo alguma força faixa a faixa. “High Road” é ainda assim interessante numa lenta cavalgada bluesy minimal a aproximar-se aos poucos de paragens bastante pop, encontradas na sombra de “You Carry the Deed”, canção movida a cordas e a voz de Angel algures entre Hegarty dos Johnsons já mulher e umas Coco Rosie de ressaca. Parece acima de tudo, como aliás quase todo álbum, um outtake de um ensaio dos Dirty Projectors. Caldeirada à parte, soa bastante bem.

Mais suja, rockeira, surge “Holding Pattern”, destilada de um universo sónico e proto-blues paralelo aos primeiros discos de Cat Power. Sexy. Depois, “Moon” e mergulho de cabeça na folk psicadélica e a voz de Angel a surpreender pela positiva neste registo mais mântrico, espalhando os seus dotes em repetições que tornam um simples “cry” num lamento ácido de nascer do sol. É o primeiro, um pequeno EP com pouco mais de 20 minutos, nada assim de novo, mas dá para ver que a bela Angel, além de ouvir grande som, promete muito, nem que seja para continuar o que anda a fazer e muito bem sob a batuta do maestro Dave.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com
RELACIONADO / Deradoorian