DISCOS
Shitmat
One Foot In The Rave
· 28 Mai 2009 · 15:48 ·
Shitmat
One Foot In The Rave
2009
Planet Mu Records Ltd


Sítios oficiais:
- Shitmat
Shitmat
One Foot In The Rave
2009
Planet Mu Records Ltd


Sítios oficiais:
- Shitmat
Jungle old skool de uma rave que começou há 18, 19 anos non-stop.
O Old school is back. Aliás “old skool”. Ou “ol’skull”. De todas as formas, é um tag escrito e recorrente nas paredes de uma Brighton velha ou num qualquer subúrbio de Londres, zona de festinhas no armazém até ao meio-dia, coisa rara e quase sempre ilegal naquelas paragens. Sobretudo nos anos noventa. Em muitas delas, tocou Henry Collins, o cabeça destes Shitmat. E que cabeça, este senhor é um guru veterano do breakcore. Fundador da seminal editora “Wrong Music”, o que vai na mente deste mano e passa para disco é absolutamente essencial na onda retro-noventas que está a crescer.

Claro, se os oitentas estão tanto na moda, alguém tem dúvidas que virá aí uma onda saudosista dos noventas? Já aí está. Depois do aclamado disco de Zomby, eis One foot in the rave, viva os 90’s! São os 2090’s!
Voltando ao pé na rave, Shitmat qual “Laundromat” põe como o nome indica, todo o tipo de “shits” na cuba da máquina e depois é desandar que dali sai som.

Rave on and on and on, e em 12 temas Henry abre literalmente o livro. Tudo ao leme de um nostálgico Akai S950 para chegar à pureza do breakbeat. E conseguiu-o com samples que vão desde Snap a Hardfloor, teclas Ibiza, ska, ragga, drum & bass e muito, muito Metalheadz. Jungle furioso, com apontamentos narcóticos de vozes, palavras de ordem num revivalismo total à velocidade do super-coração, com títulos brilhantes no humor como “Best before 10-11-1992”, “Clash and carry (Old Socks Remix)”. Recomendadíssimo e com severos efeitos secundários ehehe.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com
RELACIONADO / Shitmat