DISCOS
Bon Iver
Blood Bank EP
· 06 Fev 2009 · 12:35 ·
Bon Iver
Blood Bank EP
2009
Jagjaguwar


Sítios oficiais:
- Bon Iver
- Jagjaguwar
Bon Iver
Blood Bank EP
2009
Jagjaguwar


Sítios oficiais:
- Bon Iver
- Jagjaguwar
Parece que o bom inverno está a caminho de uma grande primavera neste EP de 4 canções.
Blood Bank ainda não é um segundo álbum, é apenas um aperitivo. Mas um “apenas” que não sabe a pouco e com o picante de revelar o solitário Justin Vernon agora na companhia de outros músicos, tudo numa produção menos espartana do que a do seu aclamado álbum de estreia. Logo nos primeiros segundos de escuta pode-se dizer que o gelo do Wisconsin começa a derreter um pouco. Parece que o bom inverno está a caminho de uma grande primavera neste EP de 4 canções.

O sinal dá-se com o som mais cheio e eléctrico da faixa-título. A pulsar de beleza, relembra paisagens de degelo percorridas pelo puto maravilha Khonnor de Handwriting e promete ser um dos hinos de 2009. Quer dizer, promete, porque o fantasma de Elliott Smith junta-se à fogueira com Will Oldham e num mar de faíscas surge “Beach Baby”, outra canção capaz de igualar em força e beleza “Skinny Love” e afins. Hino entre hinos. E sem desiludir o pensamento “isto promete ainda mais”, “Beach” sai, fica simplesmente “Baby”, e eis a recordação de Steve Reich e do seu cavalgar minimal rumo a locais nada distantes da cabana onde Justin Vernon diz ter hibernado três meses para fazer For Emma, Forever Ago. Para o final, eis a fabulosa surpresa de “Woods”. A capella electrónico, vocoder gospel que nos atravessa o peito rumo ao coração para o congelar, tal e qual Justin fez antes em nome de Emma.

Resumindo e concluindo, se a ideia de lançar um EP era de acalmar as expectativas em relação a um segundo álbum, aí Bon Iver, cada vez melhor, falhou redundamente. As expectativas são agora ainda maiores e nessa ansiedade, resta-nos por enquanto esperar de “phones” à lareira.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com
RELACIONADO / Bon Iver