DISCOS
Tussle
Warning EP
· 15 Fev 2008 · 08:00 ·
Tussle
Warning EP
2007
Smalltown Supersound / AnAnAnA


Sítios oficiais:
- Smalltown Supersound
- AnAnAnA
Tussle
Warning EP
2007
Smalltown Supersound / AnAnAnA


Sítios oficiais:
- Smalltown Supersound
- AnAnAnA
“Warning” prova porque era destaque em Telescopic Mind e merece o bónus de quatro remisturas susceptíveis de dividir opiniões.
Sim, confirma-se, a superior capacidade incendiária de “Warning” torna-a realmente dominante sobre as restantes bombas de rastilho que faziam do álbum Telescopic Mind um dispositivo pronto a detonar em qualquer rambóia de sexta-feira. No lugar do réu encontra-se Alexis Georgopoulos, responsável pela criminosa, superlativa e exacta linha de baixo que transforma “Warning” num pretexto suficiente à montagem de um EP em seu torno que não deixa sequer de parte as remisturas que se exigem nestes casos.

Pois bem, “Warning”, enquanto cartão-de-visita da vitalidade que os Tussle injectam no ponto nevrálgico do pós-punk, já era exemplar e volta a ser – muito à custa da velocidade autobahn que se incute ao trânsito entre linguagens kraut e pós-punk, da elasticidade exibida por bênção espiritual do lendário produtor disco Larry Levan e do tal baixo que é argumento de peso se a ideia a defender for aquela que indica que a noite pertence aos bons rapazes. “Warning” é prata de lei que se trinca sem amolgar – os anos continuarão a passar-lhe ao lado, certamente.

O facto de “Warning” roçar o estatuto de clássico simpático pode implicar que as remisturas em si baseadas pareçam qualitativamente pálidas por comparação. Antes de mais, saúde-se a inteligência consensual demonstrada no contornar da emblemática e imediatamente identificável linha de baixo cuja reutilização nunca é evidentemente básica. Bem mais óbvio é o surgimento dos Hot Chip como operários de uma remistura que só confirma que estes britânicos chegam a ser muito mais capazes em estúdio do que em palco (onde conseguem ser sofríveis) – “Flicker 33.3” desafia o comprimento da corda “Warning”ao transcender a marca dos 10 minutos, principalmente preenchidos por uma batalha de titãs entre um funk minimalista e um electro moroso na sua imposição, como se estes fossem duas partes rivais do mesmo universo Transformers.

Batalha perdida é a investida da dupla Optimo que pouco mais faz por “Warning” do que colar alguns datados adereços jungle (literalmente também) e estampar na sua fachada a repetição de alguns gritos de guerra rave que se ficam pelo substrato. O objecto volta aos carris com o contributo dos quase anónimos Kango & Torkill que viram do avesso “Warning”, transformando-o numa espécie de sequela simétrica do original, embora deturpada pela ameaça de um delay que paira por perto. Por fim, o alcance imaginativo de Dennis Young ainda chega para simular o que poderia ser uma colaboração entre uns !!! em crescendo e um Rob Mazurek mais desgovernado, com a variante de ser arbitrada por um Darth Vader entusiasmado com o facto de ter recuperado as cordas vocais e agora empregá-las de um modo que faz tremer mundos. Estranho e perigoso, não? Fica o aviso.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Tussle