DISCOS
Text Of Light
Un Pranzo Favoloso
· 27 Ago 2007 · 08:00 ·
Text Of Light
Un Pranzo Favoloso
2007
FinalMuzik


Sítios oficiais:
- FinalMuzik
Text Of Light
Un Pranzo Favoloso
2007
FinalMuzik


Sítios oficiais:
- FinalMuzik
Lee Ranaldo e amigos constroem uma banda sonora pouco recomendada a ouvidos sensíveis.
Já se sabe que a malta dos Sonic Youth nunca pára. Tal como Thurston Moore, o guitarrista Lee Ranaldo aproveita todas as oportunidades para trabalhar em actividades paralelas à casa-mãe, explorando cenários que a marca “SY” não permite. Acompanhado por Alan Licht (outro guitarrista habituado a explorar formas menos convencionais, como acontece no projecto Mandarin Movie ao lado de Rob Mazurek), Ranaldo tem no grupo Text Of Light [ToL] um meio privilegiado para criar música improvisada que funciona como banda-sonora para filmes experimentais.

Gravado ao vivo em Itália, em Maio de 2005 no "Schermo Sonoro - Cinemazero" festival, a faixa única que enche este disco é uma improvisação inspirada nas imagens experimentais do cineasta Stan Brakhage. Além das guitarras e electrónicas de Ranaldo e Licht, colaboram neste disco Ulrich Krieger (sax, saxtronics) e Tim Barnes (bateria, percussão, electrónicas) – a formação dos Text Of Light não é fixa e em projectos anteriores já colaboraram os grandes “turntablists” DJ Olive e Christian Marclay.

Baseado na distorção das guitarras, o tema único que constitui o disco é uma massa sonora contínua, onde as intervenções pontuais de saxofone e percussão são pertinentes, mas a sua maior contribuição vem das electrónicas. Da união de Ranaldo, Licht, Krieger e Barnes nasce aqui uma longa improvisação (mais de 60 minutos) que por vezes se deixa levar por toadas mais ambientais/paisagísticas, mas mais frequentemente embarca em texturas mais cheias e rugosas, aproximando-se das noções clássicas de noise (acabará por ser uma espécie de soft noise, afinal). Nesta gravação - que entre CDs, CD-Rs e splits já é o seu oitavo lançamento – os ToL continuam a evidenciar-se pela originalidade, fazendo uma BSO pouco consensual em volta da improvisação nas fronteiras do rock dessacralizado.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Text Of Light