DISCOS
LCD Soundsystem
Sound of Silver
· 09 Ago 2007 · 08:00 ·
LCD Soundsystem
Sound of Silver
2007
DFA / EMI


Sítios oficiais:
- LCD Soundsystem
- DFA
LCD Soundsystem
Sound of Silver
2007
DFA / EMI


Sítios oficiais:
- LCD Soundsystem
- DFA
Segundo capitulo da vida dos LCD Soundsystem é passo em frente em relação ao disco de estreia. James Murphy, mais uma vez, em alta.
Depois de uns singles certeiros, os LCD Soundsystem deram ao povo aquilo que o povo queria. Fizeram-no pela primeira vez em disco (homónimo) em 2005, com temas como "Daft Punk Is Playing at My House", “Losing my Edge” e “Tribulations”, e assim entraram definitivamente - e como gente grande – para o território post-punk do novo milénio, ao lado dos !!!, dos Rapture, entre outros. James Murphy y sus muchachos sabem como fazer as coisas e por isso não é com surpresa alguma que um segundo disco com assinatura LCD Soundsystem seja outra bomba pronta a explodir.

Logo a abrir, “Get Innocuous!”, é todo um grande crescendo que atinge o clímax para disparar lasers no raio de alguns quilómetros. Percebe-se logo aqui que este é mais um disco que podia ser vendido com dietético sem que mal nenhum viesse com isso ao mundo. A funky “Time to get Away” tem a capacidade de dar destaque a um elemento que não podia faltar aos LCD Soundsystem. Tirar o cowbell a estes tipos seria o mesmo que faz mojitos sem hortelã. A auto-critica “North American Scum” está para “Sound of Silver”, como "Daft Punk Is Playing at My House" estava para LCD Soundsystem: um hino e single e não necessariamente como o melhor momento do disco.

“Someone Great” é uma subtil divagação electrónica sem aspirações a ser dançável, mas sim de provar que os LCD Soundsystem são um veículo todo-o-terreno. Doce e saudosa recuperação, senhora canção: voz e glockenspiel em uníssono, James Murphy em modo songwriter. Esta é a prova que os LCD Soundsystem pensaram mais cuidadosamente neste disco do que no disco de estreia. “All my Friends” podia ser o início de “Baba O'Riley” mas é mais uma subtileza que coloca os LCD Soundsystem numa posição privilegiada no meio de tudo isto, mais uma prova de vitória pela inteligência e não pela força. Mais uma prova que este disco é um passo em frente em relação ao disco de estreia.

Daí até ao fim, com mais ou menos funk, com mais ou menos calma, com menos ou mais delicadeza, os LCd Soundsystem levam até bom porto um disco que até já tinha ganho a causa nos primeiros cinco temas. Com Sound of Silver os LCD Soundsystem voltam a fazê-lo, a conseguir um belíssimo disco. Em duas tentativas, os LCD Soundsystem já fizeram mais do que a maioria dos seus pares alguma vez farão em toda uma carreira. E isso tem de valer alguma coisa.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / LCD Soundsystem
Discos
LCD Soundsystem
2005
This Is Happening
2010
American Dream
2017
Ao Vivo
Festival Sudoeste 2005
04-07 Ago 2005: Zambujeira do Mar
LCD Soundsystem
20 Jun 2005: Casa da Música, Porto
Festival Paredes de Coura 2004
17-/20 Ago 2004: Paredes de Coura
Summercase 2007
13-14 Jul 2007: Boadilla del Monte, Madrid
Etc.
Shut up and Play the hits [DVD]
2012
ÚLTIMOS DISCOS
We Sea
Basbaque
· POR Paulo Cecílio ·
Pasmo.
ÚLTIMAS

Parceiros