DISCOS
Nostalgia 77
Everything Under the Sun
· 26 Abr 2007 · 08:00 ·
Nostalgia 77
Everything Under the Sun
2007
Tru Thoughts


Sítios oficiais:
- Nostalgia 77
- Tru Thoughts
Nostalgia 77
Everything Under the Sun
2007
Tru Thoughts


Sítios oficiais:
- Nostalgia 77
- Tru Thoughts
Sobre um Sol primaveril, descobre-se a liberdade espiritual e narrativa de uma música que nasceu luminosa e poética.
Ao terceiro disco, Ben Lamdin confirma a perspicácia que o tem lentamente tornado numa referência incontornável do jazz-funk actual. Desde Songs For My Funeral (2004), num tom melancólico entre os ritmos claustrofóbicos de Portishead e a exploração cuidadosa do catálogo da Blue Note, passando pelo brilhante registo fusionista de The Garden ou pelos live-acts representados pelo octeto, que o projecto Nostalgia 77 tem preferido cada vez mais o tom semi-futurista na miscelânea que compõe a calda da sua música enquanto abdica do sentimento evidente de saudade que respirava no início da carreira.

Passar despercebido no caso de Ben Lamdin não significa ser um completo desconhecido. Gilles Petersen é um fã incondicional da sua música e tem com frequência nomeado os álbuns de Nostalgia 77 como registos dignos da mais própria curiosidade dos melómanos. E engane-se quem se deixa ir por etiquetas broken-beat que muitas vezes tem rotulado esta música. Nem ela soa a Neon Phusion ou a Two Banks of Four, nem nunca tentou seguir-lhes os passos no que diz respeito a técnicas contemporâneas de fusão. Mas o espírito aventureiro em Everything Under the Sun encontra-se sem grandes dificuldades. E num momento tão sério que atravessamos onde a originalidade deixou-se vender pelas lembranças de outros tempos, sabe bem descobrir um dos raros casos de escrita criativa e de ousadia estética.

Que fique claro que não se inventa a roda ou o fogo. Mas talvez seja no calor da chama que se encontra a alma de um músico que, não procurando redimir-se, melhora o que outrora não conseguiu aperfeiçoar. O tempo deu-lhe a agudeza de que necessitava. O contacto com outros músicos a experiência que tardava e a improvisação em palco a certeza faltava. Ben Lamdin cresceu em diversas frentes. Tornou-se ambicioso sem nunca extravasar pretensiosismo. No entanto o seu universo sonoro, recheado de ambientes familiares, está longe de lugares comuns. Everything Under the Sun pode soar a Cinematic Orchestra ou a Koop mas também soar a Miles Davis, Charles Mingus ou a Sun Ra.

Entre o sentido urgente de regresso aos clássicos e a necessidade do exercício de libertação espiritual, o quadro aqui eloquentemente oferecido proporciona uma rara narrativa onde a liberdade toma as redias da acção dramática. Não se supõe as consequências para o futuro, apenas que ele ganhará com a magnífica interacção dos músicos falsamente convidados ou as vozes magistrais que enriquecem os conceitos do produtor. Lizzy Parks é prova evidente dessa ideia logo no início do disco (“Wildflower”) quando nos invade o espaço com uma promiscuidade vocal entre Carole King ou Ella Fitzgerald. Uma vez captada a atenção inicial e encontrado o desejo de descoberta, o resto sente-se enquanto a envolvência orquestral nos embala a alma e o ritmo nos massaja a acepção que temos da realidade. Um disco para 2007.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / Nostalgia 77