CANÇÕES
"The Boys"
Nicki Minaj ft. Cassie
· 25 Out 2012 · 16:56 ·


Apesar de terem escalado os topes, tanto "Pound the Alarm" como "Starships" são duas canções horríveis que correspondem à metade de Pink Friday: Roman Reloaded que não tem o mínimo de interesse. É algo triste ver a Minaj a deixar transparecer com muito maior frequência as aproximações à eurodance - agora chamam-lhe EDM - por pressões mercantilistas, quando existe uma meia dúzia de canções bem mais entusiasmantes escondidas pelos cantos do álbum. A verdade é que a muito superior "Stupid Hoe" não reunia argumentos para singrar nesse campo, e na impossibilidade de um novo empurrão viral pelas adoráveis Sophia Grace e Rosie, esses melindres sempre lhe vão garantindo algum espaço de manobra para a esquizofrenia entre a diva pop plastificada dos êxitos e a rapper bizarra de algo como "Come on a Cone" ou "Gun Shot".

"The Boys" está do lado certo da barricada e entra directamente para a lista das melhores malhas da Minaj. Tem também a presença da Cassie, o que é sempre de louvar, e poderá servir para esta última enquanto alavanca mediática para que o segundo álbum aconteça mesmo - "King of Hearts" deixou a impressão de que tal poderia mesmo acontecer, mas entre tantos avanços e recuos já não vale a pena especular. Conseguindo equilibrar a elasticidade do flow da Minaj nos píncaros da excentricidade com a sensibilidade pop que se perdia em aventuras anteriores sem qualquer fricção, consta que "The Boys" teve origem num suposto segundo single da Cassie para King of Hearts chamado "Money on Love".

Interligando várias partes distintas numa mesma narrativa - uma chapada aos douchebags que acreditam conseguir comprar o amor - "The Boys" vai escalando através da propulsão rítmica e do shout-out infalível de "The boys always spending all their money on love" antes da chegada do breakdown onde a Cassie revela toda aquela candura resignada que faz dela a melhor anomalia no R&B dos últimos anos: "You get high, fuck a bunch a girls and then cry on top of the world / I hope you have to tell me a lie / I'll buy / Don't lose it tonight". Por todo o lado irrompem sons de sintetizador. Há espaço para uma guitarra acústica. Tudo é efervescente.

O vídeo, continua a linhagem camp de vídeos anteriores da Minaj, pejado de cores berrantes e momentos tão idiotas ou a resvalar para o softcore que só podem ter surgido com plena consciência disso mesmo - a fotografia aponta nesse sentido. Mais do que adequado, mesmo que não seja necessário. "The Boys" vai estar incluído no relançamento de Pink Friday: Roman Reloaded com o subtítulo de The Re-Up a sair em Novembro. A confirmar-se a tendência de Pink Friday de que as faixas bónus são melhores que muitas das escalonadas para o alinhamento principal, pode-se esperar um anexo de luxo a um disco desequilibrado.

Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com

Parceiros