Charles Lloyd - Noites do Palácio
Palácio de Cristal, Porto
14 Jul 2006
Reunidos para um concerto de homenagem ao des aparecido baterista Billy Higgins, Charles Lloyd, Zakir Hussain e Eric Harland aproveitaram o sucesso da reunião e continuaram a desenvolver música em colaboração. Este ano foi editada, através da editora ECM, a gravação concerto que registou o seu espectáculo em 2004 na California – que é um dos mais interessantes registos de jazz gravado saídos neste 2006. Agora, o trio “Sangam” (que significa confluência, união) apresentou ao vivo este seu projecto que agrega elementos de música indiana a uma base coerente de jazz. Inserido na programação das Noites do Palácio, que tem levado diversas expressões de world music ao jardim do portuense Palácio de Cristal (como Camané, Fanfare Ciocarlia e Manecas Costa), este espectáculo prometia ser o ponto alto deste festival veraneante urbano.

Com uma pontualidade exagerada, o trio entrou em palco às 22h30 numa toada amansada. Com Charles Lloyd ao piano, o concerto começou calmo para de seguida aumentar de intensidade. Com Zakir Hussain nas tablas e Eric Harland na bateria, a desenvolverem fantásticos diálogos de percussão, abria-se espaço para Lloyd entrar em força com os sopros. Infelizmente o velho Lloyd mostrou demasiado cansaço e que o fôlego já não é o mesmo. Com uma prestação esforçada, Lloyd foi desenvolvendo no saxofones e tarogato improvisos estruturados, marcadamente assentes numa estética Coltrane colheita 63/64, mas com pouca energia.

Com Lloyd em pouca evidência, coube a Hussain e Harland tratar de fazer a compensação. A correspondência entre os dois músicos crescia em espaços amplos, construíndo sequências entusiasmantes de duetos em pergunta-resposta. Às sequências de ritmos frenéticos juntava-se por vezes a performance vocal de Zakir Hussain, na entoação de melodias de inspiração claramente indiana. Nos dois últimos temas antes do encore, Lloyd ainda conseguiu armar (em saxofones alto e tenor) os seus melhores momentos da noite, em solos mais enérgicos. Apesar da pequena desilusão que foi Charles Lloyd, as exibições de Zakir Hussain e Eric Harland, para além da correspondência entre o trio, justificaram a ida ao jardim do Palácio de Cristal.
· 14 Jul 2006 · 08:00 ·

Parceiros