Preoccupations
RCA CLUB, Lisboa
25- Jan 2019
Um nome pode ser uma coisa muito poderosa - e perigosa. Os Preoccupations perceberam isso mesmo quando, em 2015, se viram forçados a abandonar o nome Viet Cong após acusações tanto de racismo como de apropriação cultural. Mas essa mesma mudança foi apenas linguística; a personalidade dos canadianos não mudou em nada. Provam-no os dois discos que entretanto lançaram já com a sua nova identidade, Preoccupations (2016) e New Material (2018).

Foi este último que vieram apresentar ao RCA, em Lisboa, numa noite tranquila de inverno que contou com casa cheia e com um atraso de 20 minutos, nada que fizesse esmorecer a vontade dos presentes. Vimo-los entrar, um por um, observámos a estatura grandiosa do seu vocalista, ao lado do qual somos todos uns minorcas, e entrámos num transe profundo aquando de "Newspaper Spoons", tema com o qual deram início ao concerto e cuja batida marcial nos foi acarinhando o ódio.

Esse ódio não precisa de ser pelo outro: pode ser por nós próprios, pela nossa condição alienada. Ao longo de uma hora e vinte, pouco mais ou menos, houve motivos suficientes para nos dedicarmos às questões existenciais que ora por ora nos atravessam, banhadas numa camada redentora de ruído. "Continental Shelf" mereceu o primeiro grande aplauso da noite (ela que também remonta ao período Viet Cong), seguida por "Espionage", elo perdido entre os Joy Division e os Pop. 1280: os Preoccupations são duros, mas também conseguem fazem abanar o esqueleto.

Até final, ainda houve oportunidade de levar na cara com um momento free jazz indulgente e caótico no meio de um dos temas (a memória falha-nos; pedimos desculpa), com o kraut de "Bunker Buster" e com o final avassalador de "Death", que deixou pelo menos uma pessoa a sorrir desgraçadamente nas filas da frente. O que faz sentido nos tempos que correm, em que a morte parece uma melhor opção, e que revela também coragem, porque no fundo nós queremos é que a morte se foda. Preocupações? Nem vê-las.
· 30 Jan 2019 · 11:28 ·
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros